quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O novo acordo de pesca


O Parlamento Europeu aprovou um novo acordo de pesca entre a UE e Marrocos. Ao aprová-lo os eurodeputados que votaram a favor tornaram-se participantes nesta ilegalidade. Este é um acordo que vai contra o Direito internacional. As águas do Sahara Ocidental não pertencem a Marrocos. Os recursos naturais desta zona pertencem aos saharauis.

A UE não se pode tornar cúmplice de um regime que reprime diariamente um povo. Não se pode comerciar com a potência ocupante de um território cujas riquezas naturais não lhe pertencem. O regime marroquino continua a violar os Direitos Humanos nos territórios ocupados. Este ano, a MINURSO, a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental, renovou o seu mandato sem incluir entre as suas competências a vigilância dos direitos humanos. É uma vergonha que a Comunidade internacional permaneça impassível ante esta injustiça. Além disso, no passado mês de setembro foram identificados oito saharauis em fossas comuns no Sahara Ocidental. Os “desaparecimentos” estão provados.

É necessário que as Nações Unidas incluam a vigilância dos direitos humanos, e o Governo espanhol deve ajudar ativamente a procura de uma solução justa e democrática que respeite o direito do povo saharaui a decidir livremente o seu futuro e poder dispor das suas riquezas naturais.

Fonte: elpais.com / Por José Taboada Valdés (Presidente de CEAS-Sáhara  - Coordinadora Estatal de Asociaciones Solidarias con el Sáhara)

Foto: Juanjo Miera

Sem comentários:

Enviar um comentário