quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Marrocos “impotente” para fazer frente à determinação dos saharauis pelos seus legítimos direitos


Marrocos viu-se “impotente” ante as “conquistas e vitórias” da Intifada nos territórios ocupados e a determinação dos saharauis para conseguir os seus legítimos direitos, afirmou ontem, quarta-feira, o ministro saharaui dos Negócios Estrageiros, Mohamed Salem Ould Salek. 

O dirigente saharaui informou também que “o Tribunal Europeu de Justiça aceitou o recurso apresentado pela Frente Polisario contra o acordo de livre comércio entre a UE e Marrocos”.

“Graças à Intifada o povo saharaui encontrou um eco sem precedentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas e suscitou uma condenação internacional”, afirmou Ould Salek.

Numa intervenção perante o Parlamento Nacional saharaui, o ministro destacou que a diplomacia saharaui, “com a resistência da população saharaui nos território ocupados, foi capaz de apresentar, pela primeira vez, uma verdadeira batalha diplomática no Conselho de Segurança da ONU”.

Acrescentou também que “a adesão dos Estados Unidos à campanha para ampliar o mandato da MINURSO representou um apoio moral aos sacrifícios do povo saharaui e um isolamento para o regime marroquino”.

“Apesar da atitude da França e de alguns países do Golfo para impedir a aprovação da iniciativa dos EUA, os membros do Conselho de Segurança tomaram posições firmes e adotaram a resolução 2099 sobre a necessidade de normas internacionais para implementar medidas independentes e credíveis para garantir o respeito dos direitos humanos”.

Ould Salek, disse ainda que, durante este ano, teve lugar uma reunião entre o Presidente da República e a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU e a realização de uma conferência internacional sobre os direitos humanos no Sahara Ocidental na sede da ONU, bem como foi relatado sistematicamente a situação nos territórios ocupados ao Secretário-Geral e ao Conselho de Segurança ONU assim como às organizações internacionais.

O ministro saharaui referiu por último que “o Tribunal Europeu de Justiça aceitou o recurso apresentado pela Frente Polisario contra o acordo de livre comércio entre a UE e Marrocos”.


Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário