terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Enviado da ONU para o Sahara inicia novo périplo regional

Christopher Ross

O enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, reuniu hoje com o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Selal, durante um novo périplo pela região com vista a favorecer um diálogo mais intenso, informou o gabinete do primeiro-ministro argelino em comunicado.

Segundo um breve comunicado difundido pela agência oficial argelina, durante o encontro foram abordadas “a situação na região e questões de interesse comum”.

Ross, que chegou ontem à Argélia, também se reuniu com o ministro delegado encarregado dos Assuntos Magrebinos e Africanos, Mayid Buguerra, e com o ministro de Negócios Estrangeiros, Ramtan Lamamra.

Mohamed Khadad, coordenador saharaui junto da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), assegurou à EFE que o enviado do Secretário-Geral da ONU viajará amanhã aos acampamentos de refugiados de Tindouf (Argélia), para reunir-se com as autoridades [saharauis].

Embora tenha afirmado desconhecer a sua agenda, Khadad explicou que, em princípio, está previsto que Ross se encontre unicamente com responsáveis políticos.

O dirigente da independentista Frente Polisario comentou também que o enviado da ONU permanecerá nos acampamentos até quinta-feira.

Em finais de outubro passado Ross tinha anunciado que regressaria à região nas “próximas semanas” para comprovar a disposição das partes em implicar-se num diálogo mais intenso.

O referido anúncio coincidiu, no entanto, com uma deterioração das relações entre Rabat e Argel, com a questão do Sahara Ocidental como pano de fundo.

As autoridades de ambos os países encarniçaram-se numa guerra de declarações cruzadas e acusações de querer provocar uma escalada de tensão que, atualmente, parece ter sido superada.

Segundo um comunicado difundido a 30 de outubro pelas Nações Unidas, Ross “só convocará outra ronda de negociações bilaterais entre as partes quando melhorarem as perspetivas de progresso de uma reunião conjunta”.

O último périplo do enviado da ONU à região remonta a outubro passado, quando visitou entre 12 e 25 desse mês os responsáveis políticos de Marrocos, Frente Polisario, Argélia e Mauritânia.
  
Fonte: terra.com / EFE


Sem comentários:

Enviar um comentário