sexta-feira, 28 de março de 2014

A visita de Aminetou Haidar ao Congresso dos EUA e a viagem à região de John Kerry, Secretário de Estado dos EUA




Não há dúvida que a visita que Aminetou Haidar, ativista saharaui e defensora dos Direitos Humanos, fez ao Congresso dos EUA na passada segunda-feira teve mais importância de que aparenta. Haidar defendeu ante os congressistas norte-americanos a causa do Sahara Ocidental ocupado, ao mesmo tempo que denunciou as contínuas violações dos direitos humanos saharauis por parte do reino de Marrocos.

A presença de Haidar teve lugar no marco da “Conferência Emir Abdelkader”, reunião que a ‘Defense Forum Foundation’ organiza periodicamente cada ano, designando uma personalidade muçulmana como defensora destacada das liberdades e defesa dos Direitos Humanos.

Na sua intervenção, Aminetou Haidar pediu, entre outras coisas, a autodeterminação do Sahara Ocidental, e denunciou a política levada a cabo por Marrocos de violações, detenções arbitrárias, desaparecimentos, atos de tortura e execuções extrajudiciais.

A ativista saharaui pediu a criação de “mecanismos de vigilância” dos direitos humanos dos saharauis para a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), e lamentou que alguns países se oponham a isso no Conselho de Segurança. Esses países são, lamentavelmente, Espanha e França, entre outros.

A visita de Haidar a Washington pode ser decisiva para a visita à região que John Kerry, Secretário de Estado dos Estados Unidos, vai realizar. O conflito no Sahara Ocidental ocupa um espaço importante na agenda de Kerry.

O Secretário de Estado americano, John Kerry, será particularmente interpelado sobre a posição norte-americana no que concerne ao último caso de descolonização em África, sobretudo tendo em conta que a questão do respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado está inscrita entre as prioridades de Washington para a solução deste problema, refere o ‘Le Quotidien d’Oran’ na sua edição de quinta-feira.

John Kerry, que teve que adiar a sua visita de trabalho à região em finais de novembro, estará agora a 2 e 3 de abril próximo em visita à Argélia e Marrocos, onde as “discussões serão orientadas em grande parte para a questão saharaui para apoiar os esforços de Christopher Ross, Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para encontrar uma solução rápida, democrática e consensual sobre o conflito do Sahara Ocidental”, acrescentou a mesma fonte.


Fonte: SPS (Sahara Press Service)

Sem comentários:

Enviar um comentário