segunda-feira, 17 de março de 2014

EUA pregam susto a Marrocos: Aminatou Haidar fala no Capitólio


Aminatou Haidar

Um independentista saharaui tomará, pela primeira vez, a palavra ante uma comissão da Câmara de Representantes

Todos os anos, em vésperas da reunião de abril do Conselho de Segurança da ONU que prorroga o mandato da MINURSO — o contingente de capacetes azuis deslocados no Sahara Ocidental — os Estados Unidos propiciam um susto Marrocos.

Este mês o sobressalto vai ser maiúsculo. Pela primeira vez, um independentista saharaui tomará a palavra no Capitólio, ante comités do Congresso dos EUA.

 Aminatou Haidar, de 47 anos, a mais célebre opositora à presença marroquina na antiga colónia espanhola, fá-lo-á na próxima segunda-feira, 24 de março, durante 75 minutos.

A noticia foi dada pelo diário digital marroquino Goud, hoje, segunda-feira, e confirmada a este jornalista pela própria Haidar. Referiu que se dirigirá ao chamado Caucus do Sahara Ocidental, integrado por parlamentares e senadores dos partidos Democrata e Republicano. A antiga presa política irá defender que o Conselho de Segurança amplie o mandato da MINURSO para que esta deixe de ser a única força de manutenção da paz que não possui competências em matéria de direitos humanos.

Faz agora um ano que, Susan Rice, então embaixadora norte-americana junto da ONU, pôs sobre a mesa um projeto de resolução que acrescentava à MINURSO competências para que pudesse vigiar o respeito dos direitos humanos no Sahara e nos acampamentos de refugiados saharauis de Tinduf, no sudoeste da Argélia.

Marrocos recusou e conseguiu que os seus aliados do chamado Grupo de Amigos do Sahara Ocidental — França, Espanha e Rússia — fizessem desaparecer da resolução essa a extensão dos poderes da MINURSO. O Conselho de Segurança prorrogou o mandato de apenas um ano, sem se meter numa camisa de onze varas. No final, os EUA acabaram por pregar um susto a Marrocos sem consequências.


Sem comentários:

Enviar um comentário