quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alto Comissariado da ONU para os Refugiados junta 192 saharauis separados durante 39 anos



A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) conseguiu esta quarta-feira reagrupar familiarmente 192 saharauis residentes no Sahara Ocidental e nos acampamentos próximos de Tindouf (Argélia), após terem estado 39 anos separados, segundo afirmaram à agência noticiosa Servimedia fontes deste organismo das Nações Unidas.

O ACNUR reiniciou assim os voos que permitem o reencontro de familiares saharauis através de um programa que teve início em 2004 (chamado de ‘Medidas de fomento da confiança’) e de que já beneficiaram cerca de 20.000 pessoas.

Estas famílias saharauis têm estado separadas durante quase quatro décadas por falta de um acordo político que lhes permita regressar ao seu lugar de origem. Muitos refugiados radicaram-se na Argélia em 1975 quando Espanha se retirou do Sahara Ocidental [a Marrocos invadiu o território].

António Guterres


O Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, assegura que o recomeço do programa se produz após “intensas negociações” e permitirá “que famílias que estão separadas se possam voltar a ver”, tendo também considerado crucial que estas visitas prossigam porque “aumentam a confiança e a compreensão sobre uma das situações de refugiados mais prolongadas no tempo”.

O programa do ACNUR recomeça com voos que foram suspensos em agosto de 2013. Além das visitas familiares, o programa inclui seminários culturais e reuniões em Genebra (Suíça) entre as duas partes, Marrocos e a Frente Polisario, e com os dois países vizinhos(Argélia e Mauritânia).


Fonte: teinteresa.es






Sem comentários:

Enviar um comentário