terça-feira, 29 de abril de 2014

Conselho de Segurança: Resolução sobre o Sahara Ocidental

 
Segundo o Embaixador cessante da França, "A ONU nunca foi um espaço de negociação ‘real’.  Apenas Legitima ou implementa acordos alcançados noutros lugares"...!!

Votado por unanimidade — 15-0  — o projeto de "Amigos do Sahara", sem intervenção da União Africana e sem que haja mecanismo de vigilância dos Direitos Humanos

Fonte: Inner City Press - Por Matthew Russell Lee

NAÇÕES UNIDAS, 29 de abril  (leia mais aqui)- O Conselho de Segurança da ONU aprovou por 15-0 a resolução do "Grupo de Amigos do Sahara Ocidental", que não integra membros da União Africana.
A votação dá-se quase um mês após a cópia antecipada do relatório do secretário-geral Ban Ki-moon, que afirmava que o objetivo era a criação de um mecanismo de monitorização dos direitos humanos para a missão de paz da ONU, ter sido alterada para excluir o mecanismo.

O Embaixador cessante da França, Gerard Araud, negou veementemente o seu papel nos últimos anos de bloqueio a um mecanismo de monitoramento dos direitos humanos no Sahara Ocidental, apesar da sua resposta dada em abril 2013 ao Inner City Press', num programa da Televisão da ONU.
Agora Araud não responde a perguntas, ou diz ao repórter - não a este, que lhe pediu o seu comentário à frase que proferiu, "Você não é um jornalista, você é um agente."


Araud disse que não iria afirmar a posição da França porque tudo passa pela negociação — tendo dito então: “A ONU nunca foi um espaço de negociação ‘real’.  Legitima ou implementa acordos alcançados noutros lugares". Então que papel e espaço deixa isso a países, como os países da União Africana, que disputam os lugares para o Conselho de Segurança?

A força de Manutenção da Paz das Nações Unidas é dirigido pela quarta consecutiva por um francês, Herve Ladsous, que abertamente se recusa a responder a perguntas. A África é, de longe, o continente onde a Manutenção da Paz das Nações Unidas tem mais trabalho - e é gerido por um diplomata de longa data da velha potência colonial, a França.

A 28 de abril, a Inner City Press questionou o ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano, Aminu Wali, sobre este assunto —  e sobre o facto do Grupo de Amigos não integrar membros africanos.
Aminu Wali respondeu que a posição Africana sobre o Sahara Ocidental é muito consistente. A União Africana [e a sua antecessora OUA] reconheceu Sahara Ocidental, esta é a nossa posição, estejamos ou não na feitura da resolução". Ver vídeo
Parece um pouco estranho que não haja membros africanos na ONU no "Grupo de Amigos do Sahara Ocidental". Mas o caso é ainda pior. Aqui está uma citação proferida pelo cessante embaixador francês Gerard Araud na ONU a 24 de abril que explica uma série de coisas: "A ONU nunca foi um espaço de negociação" real "Legitima ou implementa acordos alcançados em outro lugar.".
   "Agora é que eu percebi", disse à Inner City Press um diplomata que riu quando foi sugerido que, no Conselho de Segurança, ele era um "colega" de Araud.



Mas o que pode significar isso para os dez membros eleitos do Conselho de Segurança, ou para os cinco países que todos os anos são renovados, pensando que o Conselho de Segurança é uma instância de negociação? E que dizer de todas as horas gastas em consultas, para não mencionar as reuniões de peritos a que se seguem outras de Representantes Permanentes?

Quando um dos cinco membros permanentes diz que é tudo uma farsa, que não houve e que não há negociação "real", ou é hora de reformar radicalmente o Conselho de Segurança, ou tornou-se claro que é hora deste estafado representante dar lugar a outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário