sexta-feira, 4 de julho de 2014

Imprensa marroquina inquieta com uma reunião de Rajoy com Abdelaziz: “Nem sequer Aznar se atreveu a receber o líder da Polisario”




O diario Akhbar Al Yaoum revela a realização de um encontro não oficial entre Mariano Rajoy e o líder da Polisario, Mohamed Abdelaziz, no âmbito da Cimeira da União Africana na passada semana. Ressaltam o precedente já que, até agora, “nenhum presidente de governo de Espanha se tinha alguma vez reunido com o líder da Polisario. Nem sequer Jose María Aznar conhecido pela sua hostilidade para com Marrocos”. Outros meios marroquinos também se fazem eco da inquietação na diplomacia do seu país por esta suposta reunião informal hispano-saharaui. O Palácio da Moncloa não informou de que tenha havido encontro, embora de facto tenha existido, pelo menos, um contacto público entre ambos os presidentes: foram colocados juntos, lado a lado, na foto oficial da Cimeira.



Rajoy falando com Mohamed Abdelaziz
Akhbar Al Yaoum afirma: “O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, reuniu-se com o líder da Polisario, Mohamed Abdelaziz, à margem da Cimeira da União Africana realizada em Malabo na semana passada. Este encontro é o primeiro entre os dois… Apesar de não ter sido nem oficial nem preparado previamente, ele é considerado um precedente na história dos presidentes de governo de Espanha já que nenhum presidente se havia reunido antes com o líder da Polisario.”

E sublinha: “Nem sequer, José María Aznar, conhecido pela sua hostilidade para com Marrocos se atreveu a receber al líder da Polisario até 2004 quando já tinha abandonado o poder. Este encontro tem lugar na sequência das críticas dirigidas por dirigentes da Polisario ao governo espanhol segundo as quais, este ‘não demonstra neutralidade e apoia as teses de Marrocos ‘. Além disso coincide com a visita que realizará o rei Filipe VI a Marrocos para dar um novo impulso às relações hispano-marroquinas.”


Fonte:http://www.radiocable.com/nm-reunion-rajoy-polisario428.html#sthash.O2yvqIEo.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário