quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Enviado Pessoal de Ban-Ki-Moon visita Marrocos e não é recebido por nenhum ministro




Segundo noticia hoje a agência espanhola EFE, o enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, “acaba de fazer uma visita a Rabat durante a qual não foi recebido por nenhum ministro marroquino”, facto que é assinalado pelo diário Al Massae, que cita “fontes bem informadas”, na falta de qualquer tipo de informação oficial.

Ross apenas se reuniu com o secretário-geral do ministério de Negócios Estrangeiros, Naser Burita, número três da diplomacia marroquino, o que para o diário marroquina representa “uma forma de rebaixar diplomaticamente a receção do enviado pessoal” de Ban Ki-Moon.

Ross teve esta receção em Rabat, mas em finais da semana passada, o governo marroquino encontrava-se em peso em Tânger acompanhando o rei Mohamed VI, que sábado e domingo, recebeu a visita oficial do presidente francês François Hollande.

Segundo o despacho da EFE, “várias fontes interpretam o baixo nível dos interlocutores de Ross - que contrasta com visitas anteriores, onde foi recebido por um e às vezes dois ministros, o do Interior e o dos Negócios Estrangeiros; e até mesmo pelo próprio rei…  - com  o facto de Ross não trazer nenhuma proposta nova para desbloquear o conflito entre Marrocos e a Frente Polisario.

Em todo o caso, a missão de Ross à região não terminou ainda, não se descartando a hipótese de que ele possa voltar a Rabat.

O diário marroquino assegura que Ross traz uma nova proposta de federalismo para o território, “algo que dificilmente pode agradar quer à Polisario, que defende intransigentemente a realização de um referendo de autodeterminação com a opção da independência, nem a Rabat, que não admite outra coisa que não seja a autonomia dentro de Marrocos”.

Christopher Ross, nomeado para o seu cargo em 2009, nunca foi do agrado de Rabat, e o rei Mohamed VI chegou a expressar a sua pública retirada de confiança, mas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manteve-o no cargo.

Segundo a EFE, embora ainda não confirmada oficialmente, vários meios adiantaram que o próprio Ban tem prevista nos próximos meses uma visita à região, a primeira de um secretário-geral em muitos anos.

Ross revela três dados importantes

Geralmente parco em declarações, Christopher Ross revelou três dados importantes sobre el conflito após a sua visita aos acampamentos de refugiados saharauis no passado dia 5 de Setembro:

1ª: O Ministro de Negócios Estrangeiros de França, Laurent Fabius, pediu a Ross que se reunisse com ministros de outros países que Ross nunca havia visitado, casos da Alemanha e da Itália.

2ª: O rei de Marrocos, Mohamed VI, pediu expressamente a Christopher Ross que se reúna com ele imediatamente após o presidente da França, François Hollande concluir a sua visita a Marrocos, que teve início este sábado 19 de Setembro em Tânger e terminou no dia 20.


3ª: Reconhece que França e a Espanha se mostram mais interessadas no conflito e exigem que a ONU proponha uma solução firme a que darão todo o seu apoio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário