terça-feira, 19 de julho de 2016

32 anos depois Marrocos quer voltar à União Africana




Mohamed VI anunciou que "chegou o momento" do seu país voltar à União Africana, isto 32 anos depois de se ter retirado em protesto à admissão da República Árabe Saharaui Democrática. Uma mensagem dirigida para Kigali, onde se estiveram reunidos em Cimeira os chefes de Estado africanos.

O rei de Marrocos, Mohamed VI, anunciou este domingo que "chegou o momento" do seu país voltar ao seio da organização continental, 32 anos depois de se ter retirado em protesto pela admissão da República Árabe Saharauí Democrática, proclamada pela Frente Polisário. Marrocos saiu da, na altura, Organização da União Africana em 1984.

"Há já algum tempo que nossos amigos nos pedem para voltar, para que o Marrocos retome seu lugar natural no seio desta família institucional. Este momento chegou", palavras do rei, numa mensagem enviada para Kigali, onde decorreu a 27ª Cimeira de chefes de Estado da União Africana.

Rabat acrescenta que este acto "histórico e responsável" espera ser acolhido no seio da UA de forma a ultrapassar as divergências.

O regresso do rei de Marrocos à organização pan-africana depende agora da validação da Comissão da mesma.


Fonte: RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário