quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ana Gomes, Eurodeputada do PS questiona Morgherini sobre presos de Gdeim Izik




Numa carta dirigida a Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, a eurodeputada do Partido Socialista Ana Gomes questiona sobre a situação dos presos políticos saharauis de Gdeim Izik.



Ana Gomes salienta que “a UE apoiou financeiramente o Sistema Judicial marroquino, tendo em vista melhorar a sua eficácia e eficiência. No entanto, os detidos do “Grupo Gdeim Izik ” têm sido repetidamente maltratados, e os seus direitos violados em várias ocasiões” referindo o facto da transferência deste grupo para uma prisão a mais de 1000 km de distância do Sahara Ocidental, território de origem destes presos e onde viviam até à sua detenção.

“Isto é o mesmo que impedir os seus direitos de visitação por parte da maioria das famílias desses prisioneiros.” afirma a eurodeputada. Que termina a carta com as seguintes perguntas:

  • Quanto a esta situação, está a delegação da UE em Marrocos ciente das condições em que estes prisioneiros estão sendo mantidos, bem como do seu julgamento e status legal?
  • Quais são as medidas concretas que estão sendo tomadas? 
  • A Delegação da UE em Marrocos já os visitou ou organizou visitas com outras embaixadas da UE?
  • A Delegação da UE em Marrocos coloca as preocupações sobre estes casos de violações dos direitos humanos às autoridades marroquinas?”





Sem comentários:

Enviar um comentário