sábado, 28 de abril de 2018

ONU renova por 6 meses a missão no Sahara Ocidental e insta Marrocos e Polisario a negociar





Ecodiário.es – 27-04-2018 - O Conselho de Segurança renovou hoje, sexta-feira, a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (Minurso) durante seis meses e exortou Marrocos e a Frente Polisário a retomar as negociações para pôr fim ao conflito.
A decisão está contida numa resolução adotada com doze votos a favor e abstenções da Rússia, China e Etiópia, um documento que apela para avançar no sentido de uma solução política “realista, viável e duradoura” para a antiga colónia Espanhola.

Além disso, pede à Polisario que se retire “imediatamente” da zona de separação na área de Guerguerat, no sul do Sahara Ocidental; manifesta preocupação com o plano de transferir as atividades administrativas para Bir Lahlu, no nordeste; e pede que se abstenha deste tipo de “ações desestabilizadoras”.

De acordo com os Estados Unidos, promotor da resolução, a ideia central é tentar desbloquear as negociações nos próximos meses, aproveitando os esforços empreendidos pelo novo enviado da ONU, o ex-presidente Horst Köhler alemão.

A ênfase na necessidade de uma solução “realista” é uma das principais novidades do texto.

Durante anos, Marrocos argumentou que a única opção realista para acabar com o conflito é a sua proposta de autonomia para o território, enquanto a Polisario insiste na necessidade de realizar um referendo que inclua a independência entre as opções.

Tradicionalmente, as Nações Unidas apoiaram suas resoluções para uma “solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável que prevê a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental”.

Essa linguagem permanece num dos parágrafos da resolução aprovada hoje, em que as partes são solicitadas a retornar às negociações.

No entanto, a inclusão proeminente do apelo por uma solução “realista” pode ser vista, segundo fontes diplomáticas, como uma abordagem às teses marroquinas.

Esse foi precisamente um dos pontos mais discutidos da resolução, que para países como a Rússia ou a Etiópia era desequilibrada.

Essas reservas levaram os Estados Unidos, o promotor do texto, a adiar até hoje a votação originalmente prevista para quarta-feira, a fim de tentar resolver as diferenças.

Finalmente, esse ponto permaneceu na resolução final, cuja principal mudança em relação ao projeto original era a renovação do mandato do Minurso por seis meses em vez de um ano.

Isso significa que o Conselho de Segurança terá que retornar à questão do Sahara Ocidental em outubro próximo.

Fonte: ecodiário- tradução Por un Sahara Libre

Ver: texto da resolução http://undocs.org/fr/S/RES/2414(2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário