domingo, 4 de novembro de 2018

Morreu o fotógrafo Gérald Bloncourt (1926-2018)



Faleceu esta semana, Gerald Bloncourt, fotógrafo, poeta e pintor franco haitiano, conhecido pelas suas fotografias a preto e branco do início da guerra do Sahara Ocidental, dos primeiros anos dos campos de refugiados saharauis, mas também da emigração portuguesa em França nos anos 60-70 e a Revolução dos Cravos, em Portugal, no ano de 1974.

Gerald Bloncourt faleceu aos 91 anos, depois de uma vida dedicada a dignificar quem fotografou.
Foi um dos primeiros jornalistas a cobrir a guerra travada pela Frente Polisario contra as tropas marroquinas no Sahara Ocidental.
"Em 1976, armado apenas com as suas câmaras fotográficas e a sua caneta, viveu durante um mês a sua primeira viagem com os combatentes e os grupos étnicos saharauis.
Escreveu poemas, dedicado a Nedjma, num caderno escolar, entre as dunas, as colunas de refugiados, entre os queimado pelos bombardeamentos de napalm e os confrontos militares, sob os olhos das crianças órfãs, entre os rostos graves das mulheres-soldados, na barriga quente da areia do Sahara.
Seu testemunho sobre esta suja "guerra esquecida" foi um dos que despertaram a consciencialização da opinião pública para este drama que se desenrolava a poucos quilómetros da consciência mundial... "
Publicado por BASTA! يكفي


Veja as imagens históricas do fotógrafo aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário