terça-feira, 16 de abril de 2019

Sahara Ocidental. Do abandono colonial à construção de um Estado





Faça o download do livro AQUI


Os autores

Bahia Mahmud Awah
Escritor, antropólogo, poeta, natural do Sahara Ocidental. Autor de várias obras, ensaios académicos; professor honorário na Universidade Autónoma de Madrid e membro do Centro de Estudos Afro-hispânicos, CEAH, da UNED.

Ana Camacho
Jornalista e investigadora perita em conflitos em África, grande conhecedora da Guiné Equatorial e Sahara Ocidental. Trabalhou em diários nacionais do Estado espanhol, colaborando actualmente eem diferentes meios digitais e radio. Autora do blog http://www.enarenasmovedizas.com.


Carmelo Faleh Pérez
Professor de Direito Internacional Público no Departamento de Ciências Jurídicas Básicas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Assessor Jurídico da Associação Espanhola para o Direito Internacional dos Direitos Humanos (AEDIDH). Tem atuado como litigante e / ou co-autor de relatórios e amicus curiae perante alguns órgãos nacionais e internacionais (procedimentos convencionais e extraconvencionais das Nações Unidas, Comissão Interamericana de Direitos Humanos) para a proteção dos direitos humanos.
Profesor de Derecho Internacional Público en el Departamento de Ciencias Jurídicas Básicas de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Asesor jurídico de la Asociación Española para el Derecho Internacional de los derechos Humanos (AEDIDH). Ha actuado como litigante y/o co-autor de informes y amicus curiae ante algunas instancias nacionales e internacionales (procedimientos convencionales y extraconvencionales de las Naciones Unidas, Comisión Interamericana de Derechos Humanos) de protección de los derechos humanos.
emails: carmelo.faleh@ulpgc.es e cfaleh@aedidh.org.

Javier A. González Vega

Professor de Direito Internacional Público e Relações Internacionais na Universidade de Oviedo. É presidente do Observatório Asturiano de Direitos Humanos para o Sahara Ocidental (OAPSO). Entre 2009 e 2012 foi Conselheiro na Representação Permanente da Espanha junto da União Europeia.

Pablo Jiménez
Advogado da Associação Livre de Advogadas e Advogados de Saragoça, membro da Coordenadora para a Prevenção e Denúncia da Tortura (CPDT), membro do diretório jurídico da denúncia penal por crimes contra a humanidade cometidos durante o regime de Franco em Saragoça, membro do Serviço de Orientação Penitenciária da Ordem dos Advogados de Saragoça.

Pepe Revert Calabuig
Advogado, pertence à Associação Internacional de Juristas do Sahara Ocidental (IAJUWS). Mestre em Direitos Humanos, Democracia e Globalização. Assiste regularmente como observador internacional em nome do Conselho Geral da Advocacia Espanhola em julgamentos de saharauis, tanto em Marrocos como no Sahara Ocidental. Participou na IV Comissão sobre descolonização nas Nações Unidas. Também denunciou a violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental na sede das Nações Unidas, em Genebra.

Ana Sebastián
Advogada e membro do Observatório Aragonês para o Sahara Ocidental. Membro também da Associação Livre de Advogadss e Advogados de Saragoça, tendo participado recentemente no grupo jurídico que preparou a queixa criminal por genocídio e crimes contra a humanidade cometidos durante o regime de Franco em Saragoça.

Leonardo Urrutia Segura
Escritor, jornalista e editor. É autor do livro Sahara, Dez Anos de Guerra, publicado em 1983. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Catalã de Solidariedade com o Povo Saharaui (ACAPS) no início dos anos oitenta. Durante esses anos passou várias semanas vivendo com os combatentes saharauis para se documentar, tendo chegado a viajar com eles pela maior parte do Sahara Ocidental.

Carlos Villán Durán
Professor de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Co-diretor do Mestrado em Proteção Internacional dos Direitos Humanos da Universidade de Alcalá. Presidente da Associação Espanhola de Direito Internacional dos Direitos Humanos (AEDIDH). Ex-membro do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Genebra). Email: cvillan@aedidh.org.


Sem comentários:

Enviar um comentário