segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

África do Sul: Presidente Ramaphosa apela a Joe Biden que anule a decisão de Donald Trump sobre o Sahara Ocidental



Pretoria - O presidente da África do Sul, e atual presidente da União Africana (UA), Cyril Ramaphosa, pediu este domingo ao presidente dos EUA, Joe Biden, que anule o "reconhecimento ilegal" da chamada soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental proclamado no mês passado por seu antecessor, Donald Trump.

Cyril Ramaphosa exortou "os Estados Unidos a cancelarem rapidamente o reconhecimento ilegal que impõe a soberania marroquina (alegada) sobre o Sahara Ocidental", ao mesmo tempo que saudou "o compromisso positivo assumido pelo presidente americano, Joe Biden, para renovar o modo de cooperação do seu país com o resto do mundo ”.

O presidente sul-africano, e atual presidente da UA, expressou "preocupação" com a "falta de progresso no (processo de) resolução do conflito no Sahara Ocidental (no sentido do) reconhecimento dos direitos do povo saharaui à autodeterminação e independência ".

Assegurou que o seu país “intensificará os esforços no seio da União Africana” para garantir ao povo saharaui o seu direito à autodeterminação.

A 10 de dezembro, o presidente americano cessante, Donald Trump, anunciou que reconhecia a alegada soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, em troca da normalização das relações entre o regime marroquino e a entidade sionista. Essa proclamação foi denunciada tanto nos Estados Unidos como pela comunidade internacional, que lembrou o seu caráter ilegal.

A organização das Nações Unidas considera os territórios saharauis ocupados como territórios não autónomos onde está agendado um referendo de autodeterminação desde 1991.

A organização recordou que a sua posição face à questão saharaui manteve-se inalterada apesar do anúncio de Trump.

Fonte: APS

Sem comentários:

Enviar um comentário