domingo, 28 de fevereiro de 2021

Frente Polisario acusa as Nações Unidas de ser responsável pela situação no Sahara Ocidental.

  

Jatri Addouh


Jatri Addouh, responsável pela organização política da Frente Polisario, sublinhou numa conferência de imprensa como Marrocos tem recebido o apoio das Nações Unidas e do Conselho de Segurança para agravar a situação na região do Sahara Ocidental.

"Marrocos não poderia ter feito o que fez sem o apoio da comunidade internacional, o apoio da ONU, o Conselho de Segurança, bem como do secretário da ONU", disse Adduh durante uma entrevista coletiva na sexta-feira nos campos de refugiados saharauis de Tindouf, no extremo sudoeste da Argélia, por ocasião do 45º aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

"A Frente Polisário tem tentado durante 29 anos evitar a guerra fazendo concessões, mas faz frente a uma falta total de cooperação tanto por parte de Marrocos como por parte da ONU", criticou Addouh, citado pela agência saharaui SPS.

O dirigente da Frente Polisario responsabilizou a ONU pelo "bloqueio político" da questão saharaui pelo seu "laxismo" face a Marrocos.

Na quinta-feira, durante uma reunião com o presidente argelino Abdelmadjid Tebboune, o secretário-geral do Polisario, Brahim Ghali, lamentou "o silêncio da comunidade internacional" e instou as organizações de defesa dos direitos humanos a visitarem a ex-colónia espanhola "para proteger os cidadãos saharauis indefesos".


Sem comentários:

Enviar um comentário