quinta-feira, 15 de abril de 2021

Rússia reitera apoio a uma solução diplomática que permita aos saharauis exercerem o seu direito à autodeterminação

 

Serguei Vershnin, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia


ECS - 15-04-2021 - “A Rússia desempenha um papel importante na luta pela paz e discute seriamente uma solução pacífica para o problema do Sahara Ocidental, em conformidade com as decisões do Conselho de Segurança da ONU”, disse hoje o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Serguei Vershnin. A Rússia é um dos Estados que apoiam a ideia da realização de um referendo no Sahara Ocidental.


Em comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo na sequência da reunião do vice-ministro, ontem, 14 de Abril, com o embaixador do Reino de Marrocos em Moscovo, Lotfi Bouchaara, a pedido deste último, a Rússia reiterou a sua posição de apoio a uma solução diplomática que permita aos saharauis exercerem o seu direito à autodeterminação.

A Rússia deixou claro que qualquer solução justa e sustentável para a questão do Sahara Ocidental só pode ser alcançada por meios políticos e com base nas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança, como única opção para quebrar o impasse da instabilidade na região.

Por outro lado, a Rússia assinalou a importância da rápida nomeação de um novo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, e a necessidade de progredir na retoma das negociações entre as duas partes em conflito, a Frente Polisario e Marrocos.

Esta reunião, a pedido do embaixador do Reino de Marrocos, foi uma oportunidade para avaliar o papel da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) na implementação do mandato para o qual foi estabelecida a 24 de Abril de 1991, de acordo com a Resolução 690 do Conselho de Segurança.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário