sexta-feira, 18 de junho de 2021

Tensão sobre o Sahara Ocidental deixa no ar a ajuda ao desenvolvimento de Berlim a Rabat - artigo do EL PAIS

 


A crise diplomática ameaça parte dos 1,4 mil milhões de euros que a Alemanha pensava gastar este ano para combater a pandemia de covid-19 em Marrocos.

 

EL PAÍS - FRANCISCO PEREGIL | ELENA G. SEVILLANO

Rabat / Berlim - 18 JUN 2021

A crise diplomática que Rabat desencadeou em Março ao suspender as relações com a embaixada alemã está a ter repercussões sobre a ajuda bilateral que a maior potência da União Europeia destinava ao desenvolvimento de Marrocos. A interrupção das relações também afecta a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), confirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país a jornal. Este choque com as duas organizações significa que quase todas as operações de Berlim no domínio do desenvolvimento e da cooperação estão a ser "afectadas pela política unilateral de Marrocos". O porta-voz alemão disse que alguns projectos estão "completamente suspensos".

O confronto deixa no ar parte dos 1,4 mil milhões de euros de ajuda e cooperação para o desenvolvimento que a Alemanha atribuiu este ano ao país do Magrebe. "Isto faz de nós o maior doador bilateral de Marrocos". A maior parte deste dinheiro é dedicado à luta contra a covid-19", especificam as mesmas fontes. Em 2019, Marrocos foi o terceiro país africano a receber mais ajuda de cooperação para o desenvolvimento da Alemanha, depois do Egipto e da Tunísia, de acordo com dados do Ministério Alemão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento.

Rabat parece disposto a assumir o custo económico e o desgaste diplomático que a crise desencadeada tanto com a Alemanha como com a Espanha pode causar. O governo tem vindo a travar ambas as batalhas em paralelo há vários meses. O pano de fundo de ambas as crises é a posição dos dois Estados europeus relativamente ao Sahara Ocidental. Sempre que o Ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Naser Bourita, tentou dissociar a União Europeia da crise diplomática entre o seu país e Espanha, a fim de a reduzir a um problema "bilateral", evitou mencionar a Alemanha.

No entanto, tanto a Espanha como a Alemanha receberam a mesma acusação por parte de Marrocos: a de manter posições "hostis" em relação a este território pendente de descolonização, que está sob o controlo do país magrebino. Os governos espanhol e alemão não se opuseram sequer à solução proposta por Marrocos de conceder autonomia regional para o Sahara Ocidental. Apenas expressaram o seu desejo de encontrar uma solução "duradoura", aceite por "ambas as partes" e no quadro da ONU.

O Ministério da Cooperação Económica e Desenvolvimento alemão confirma que os projetos que gere estão paralisados desde Março, tanto os do governo federal como os canalizados através de organizações não governamentais. A maior parte da ajuda destina-se a desenvolver o setor das pequenas e médias empresas com o objectivo de criar empregos - empregos para jovens que são "urgentemente necessários" no país, disse um porta-voz do ministério. No ano passado, a Alemanha comprometeu-se com 420 milhões de euros para as PME marroquinas, na sua maioria sob a forma de empréstimos. Além disso, o Banco Alemão de Desenvolvimento forneceu mais 717 milhões de euros também em empréstimos, mas especificamente para combater a crise da covid-19. Este financiamento destinava-se principalmente a programas de garantia de crédito que ajudavam as empresas a sustentarem-se a si próprias.

Um dos projetos paralisados desde que Marrocos suspendeu as relações com a Alemanha em Março é o acordo assinado pelos dois países em Junho de 2020 para produzir e investigar hidrogénio verde, um gás no qual muitas esperanças estão depositadas na transição energética promovida pela União Europeia. O Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, foi questionado no Parlamento há várias semanas sobre este acordo e respondeu que os fundos para este projeto só serão desembolsados se Marrocos cumprir as suas obrigações contratuais. E acrescentou: "Se a situação atual persistir, o governo alemão considera que não devem ser excluídas as consequências negativas para a criação de empresas”.

Berlim valoriza os "muitos anos de cooperação para o desenvolvimento bem sucedida com Marrocos", disse o porta-voz, que acrescentou que, nos últimos tempos, o país do Magrebe "implementou muitas reformas" ao gosto da Alemanha. As melhorias em "boa governação, desenvolvimento do setor privado e medidas anti-corrupção" levaram o governo federal a assinar em 2019 um acordo de colaboração para apoiar este caminho reformista, sublinhou esta fonte.

Marrocos agradeceu a Berlim pelo seu apoio material na altura. Em Dezembro, no auge da pandemia, após o governo alemão ter libertado 1,387 milhões de euros em ajuda, o ministro dos Negócios Estrangeiros do país do Magrebe teve uma entrevista telefónica com o ministro alemão da Cooperação Económica e Desenvolvimento, Gerd Müller. Bourita elogiou "a excelência da cooperação entre os dois países".

Três meses mais tarde, o chefe da diplomacia de Rabat - que age sempre sob as "altas instruções" do rei Mohamed VI - enviou uma circular aos membros do governo ordenando a "suspensão de todos os contactos" com a embaixada alemã e os seus órgãos anexos. Citou "mal-entendidos profundos" sobre "questões fundamentais" para Marrocos. Sempre que fala de "questões fundamentais" o país do Magrebe alude normalmente à sua "integridade territorial". Ou seja, o Sahara Ocidental.

O que aconteceu entre a frase do início de Dezembro em que Bourita elogiava a "excelência das relações bilaterais" e a carta de Março em que evocou os "profundos mal-entendidos", foi que o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a 10 de Dezembro, concedeu a Rabat o reconhecimento da soberania marroquina sobre o Sahara, em troca da normalização das relações de Marrocos com Israel. No dia seguinte, o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão emitiu uma declaração em que aplaudia esta normalização das relações entre Israel e Marrocos. Mas acrescentou que a posição do governo sobre o Sahara Ocidental não tinha mudado e que continuava a apoiar a procura de uma solução "aceite por ambas as partes e mediada pela ONU". Nenhum país ocidental seguiu até agora as pegadas de Donald Trump. Todos eles estão a subordinar a sua posição às resoluções da ONU.

As autoridades marroquinas decidiram endurecer o braço-de-ferro diplomático com a Alemanha e em Maio chamaram a sua embaixadora, Zohour Alaoui, para consultas. Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino citou como razão para esta ação o facto de as autoridades alemãs multiplicarem "actos hostis" e "acções contra os "interesses superiores de Marrocos".


Bloqueio consular

Uma grande parte do pessoal diplomático alemão estacionado em Marrocos está agora sentado de braços cruzados. Entre eles estão os da secção consular. O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão salienta de Berlim que os seus funcionários não podem assumir as funções "básicas" estabelecidas na Convenção de Viena de 1963. Esta convenção, promovida pela ONU, regula as relações consulares entre países por meio de 79 artigos.

A embaixada alemã em Rabat anuncia no seu portal as limitações a que tem estado exposta desde que Marrocos "suspendeu unilateralmente" a sua cooperação a 1 de Março. Explica também que a polícia marroquina se recusa, "sem explicação", a processar a extensão do período de estadia para cidadãos alemães no país.

A legação adverte que "se o período de permanência no país tiver expirado", não poderá fazer nada pelos seus nacionais, devido à "suspensão de contacto imposta pelas autoridades marroquinas". Anuncia igualmente que não pode comunicar com o Ministério da Justiça marroquino nem com as instituições penitenciárias para ajudar os seus nacionais.

O artigo 36 da Convenção de Viena estipula que as autoridades do Estado receptor - neste caso Marrocos - "devem informar sem demora" o serviço consular competente nesse Estado - ou seja, o serviço alemão - quando "um nacional do Estado de envio for detido, detido ou colocado sob custódia, seja de que forma for". Este preceito não está a ser cumprido neste momento em Marrocos, de acordo com a diplomacia alemã.

Berlim foi o sétimo maior parceiro comercial de Rabat em 2019, atrás de Espanha e França, que ocupam as primeiras posições. Existem cerca de 300 empresas alemãs a operar no país do Norte de África. "Algumas delas oferecem formação profissional a jovens marroquinos em muitos setores relevantes", sublinham fontes diplomáticas alemãs. Por seu lado, a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional centra-se no apoio a questões como a igualdade de género, direitos humanos, descentralização e projetos de combate às alterações climáticas.

Os 1,4 mil milhões de euros que a Alemanha reservou como ajuda ao desenvolvimento para Marrocos em 2021 poderiam ser equiparados a alguns dos grandes investimentos em infraestruturas realizados pelo país do Magrebe nos últimos cinco anos. Por exemplo, a central de energia solar Noor, uma das maiores do mundo, inaugurada em 2016 às portas do deserto, custou 2 mil milhões de euros. E foi precisamente a Agência Alemã de Desenvolvimento que mais dinheiro contribuiu para a sua construção, com 754 milhões de euros; seguida pelo Banco Europeu de Investimento, com 209 milhões.

Mas a maior parte do dinheiro oferecido pela Alemanha em 2021 não é para infraestruturas, mas para a luta contra a pandemia, de acordo com fontes diplomáticas alemãs. Em Marrocos, a doação feita pelo rei Mohamed VI em Março de 2020 para combater a covid-19, através do seu grupo empresarial Al Mada, teve um grande impacto mediático. O monarca ofereceu 200 milhões de euros, uma soma considerável, mas sete vezes menos do que a prometida por Berlim.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário