domingo, 15 de maio de 2022

Marrocos impede visitas a presos políticos do Grupo Gdeim Izik



El-Aaiún (cidade ocupada da República Saharaui), 14 de maio de 2022 (SPS)-. Marrocos continua a impedir as famílias dos presos do Grupo Gdeim Izik de visitar os seus familiares por alegada falta de um "passaporte" de vacinação.

Segundo a Liga para a Proteção dos Presos Saharauis, durante o período entre quinta-feira 06 e quarta-feira 11 de maio de 2022, várias famílias saharauis, durante a sua estadia em Rabat, capital de Marrocos, foram impedidas de visitar os seus familiares para verificar as condições de detenção e saúde do grupo Gdeim Izik após uma ausência de três anos, em consequência das medidas preventivas que acompanharam a pandemia da COVID-19.

Marrocos continua a violar sistematicamente os direitos básicos e legítimos dos presos saharauis.

Atualmente, os presos políticos saharauis do Grupo Gdeim Izik, o acampamento da dignidade que teve lugar em 2010,  que estão dispersos e a definhar em várias prisões marroquinas continuam a sofrer os piores tratamentos e condições sanitárias e sanitárias extremas e a ver os seus direitos violados pelas autoridades marroquinas, como denunciado por várias ONG saharauis.

Em várias ocasiões, a Frente Polisario solicitou à ONU a protecção e a adopção de um mecanismo de controlo e observação dos direitos humanos nas cidades ocupadas do Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário