terça-feira, 21 de junho de 2022

Timor-Leste apela à aceleração do processo de descolonização do Sahara Ocidental

 


Nova Iorque (Nações Unidas) 16 de junho de 2022 (SPS) - O Representante Permanente de Timor-Leste junto da ONU, o embaixador Karlito Nunes, reiterou o apelo do seu país para a "aceleração do processo de descolonização do Sahara Ocidental sob supervisão da ONU", na declaração que proferiu perante a Sessão da ONU do Comité Especial de Descolonização (C-24) 76ª Sessão da Assembleia Geral da ONU Assembleia, realizada na segunda-feira, 13 de junho de 2022, em Nova – York.

Apelou ainda a todas as partes a apoiarem o processo de paz para proteger os direitos humanos dos saharauis e respeitar o seu direito à autodeterminação.

 

Eis o texto integral da Declaração:

 

Timor-Leste congratula-se com a sua reeleição como Presidente desta Comissão Especial e a eleição de outros membros da Mesa. Depositamos nossa total confiança na sua presidência e garantimos nosso total apoio à sua administração deste Comité Especial.

O Sahara Ocidental é a última colónia da África que permanece como Território Não Autónomo sob este Comité Especial desde que foi listado pela primeira vez em 1963. Como conquistámos nosso direito à autodeterminação e independência na primeira década internacional para a erradicação do colonialismo através a contribuição desta Comissão Especial, acreditamos que esta Comissão Especial também pode contribuir muito para ajudar o povo do Sahara Ocidental a gozar do seu direito inalienável à autodeterminação e independência nesta quarta década para a erradicação do colonialismo.

Tendo percorrido o mesmo caminho e chegando finalmente ao glorioso fim, que é a nossa independência, partilhamos a opinião de que a única solução viável, realista e duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental é a solução que respeite plenamente a vontade soberana dos saharauis a determinar o seu próprio futuro através de um referendo livre e justo sobre a autodeterminação.

Neste contexto, queremos juntar-nos a várias delegações aqui presentes para apelar à aceleração do processo de descolonização do Sahara Ocidental sob a supervisão das Nações Unidas, o que permitirá imediatamente ao povo do Sahara Ocidental decidir livremente o seu próprio futuro em conformidade com as Resoluções da Assembleia Geral.

Dado que tem havido tensões crescentes no território durante os últimos dois anos, queremos aproveitar esta oportunidade para exortar todas as partes a apoiar ativamente o processo de paz da ONU no Sahara Ocidental e tomar medidas concretas para proteger os direitos humanos fundamentais dos nossos irmãos e irmãs saharauis e irmãs que lhes permitirá atingir o seu objectivo mais desejável que é o exercício do seu direito inalienável à autodeterminação." (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário