quarta-feira, 15 de junho de 2022

Guerra no Sahara Ocidental: as três últimas semanas

 


Nas três últimas semanas (a 81.ª, 82ª e 83ª desde o reatamento da guerra de libertação) os combates prosseguiram no teatro de guerra do Sahara Ocidental (mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.
Nas três semanas tiveram lugar um total de 89 ataques de artilharia, obuses e foguetes contra o dispositivo militar das Forças Armadas Reais marroquinas de ocupação ao longo do muro. Destas, 45 realizaram-se na região militar de Oued Draa (nordeste do Sahara Ocidental e Sul de Marrocos) – 35 no setor de Mahbes e 10 no sector de Farsia - ; 38 decorreram na região militar de Saguia El Hamra (norte e centro do Sahara Ocidental) – 36 no setor de Hauza e duas no setor de Guelta Zemmour; e, finalmente, 6 ataques na região de Rio de Ouro (sul do SO), das quais 3 no setor de Oum Dreiga e 3 no setor de Baggari.



Na primeira destas três semanas, entre as várias operações de realçar o ataque ao quartel-general do 43º Batalhão das FAR marroquinas em Ameitir Lamjeinza, no setor de Mabhes. Na terceira semana merecem destaques os ataques violentos contra o QG do 43º Batalhão, em Amaitir Lamjeinza de novo alvo do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) e a destruição do Posto de Observação nº 191, em Rus Udei Ummercba, ambos no setor de Mahbes.

Sem comentários:

Enviar um comentário