sábado, 13 de maio de 2023

Três livros recordam a criação da Frente POLISARIO há 50 anos atrás e a sua história neste meio século

 


No dia 10 de Maio de 2023, foi assinalado o quinquagésimo aniversário da constituição da Frente Popular de Libertação de Saguia el-Hamra e Rio de Oro (Frente Polisario), um marco histórico na luta do povo saharaui pelo seu direito à autodeterminação.

Desde 1973, a Frente Polisario conduziu a luta anticolonial e defendeu o respeito pela legalidade internacional para alcançar a soberania sobre o Sahara Ocidental.


"El Frente Polisario: desde sus orígenes hasta la actualidad"

O livro "El Frente Polisario: desde sus orígenes hasta la actualidad" (Almuzara, 2022), de Carlos Ruiz Miguel, professor de Direito Constitucional na Universidade de Santiago de Compostela e director do Centro de Estudos do Sahara Ocidental (CESO) é uma obra de leitura obrigatória para todos aqueles que querem melhor entender o longo processo pela autodeterminação no Sahara Ocidental..

O livro afirma: "Desde o seu nascimento em 1973, não é possível compreender a história do Sahara Ocidental sem conhecer também a história da Frente Polisario. Desde então até hoje, a Frente Polisario cometeu sucessos e erros, teve êxitos e fracassos, sofreu deserções e foi caluniada. Em circunstâncias internas e externas extraordinariamente difíceis, sofreu grandes mudanças, tentando adaptar-se, com resultados variáveis, a novas circunstâncias.

O livro é escrito por um dos maiores especialistas espanhóis sobre a questão saharaui com uma vasta obra editada.

 

“Breve história del Frente Polisario”

“Breve história del Frente Polisario" (Catarata, 2023) foi também publicado por Emboirik Ahmed Omar, doutorado em História pela Universidade de Las Palmas, tendo sido também representante e embaixador saharaui na Europa e na América Latina, para além de ter trabalhado no Ministério da Educação saharaui.

Em dezassete capítulos, relata a história da Frente Polisario até aos dias de hoje, recordando o incumprimento da legalidade internacional e as políticas expansionistas de Marrocos com políticas agressivas e violentas.

Para o autor, a ocupação do Sahara, "o não cumprimento da lei internacional sobre o direito à autodeterminação ou a realização de um referendo são algumas das razões que legitimam a actividade da Frente Polisario como instrumento para que a população saharaui continue a lutar pelos seus objectivos de independência e liberdade".

 

“Una vida junto al Polisario”

Já o livro de Lluís Rodríguez Capdevila “Una vida junto al Polisario" (Universo de Letras, 2022), apresentado recentemente em Barcelona, aborda o tema de uma perspectiva diferente. Trata-se de um texto em que Rodríguez Capdevila recolhe o testemunho de Justo Casenave Sosa, mais conhecido como Larry Casenave.

Larry Casenave chegou ao antigo Sahara espanhol numa altura em que o território estava a viver uma série de acontecimentos históricos complexos que iriam marcar não só o futuro pós-colonial da chamada 53ª província de Espanha, mas também o rumo da própria vida do protagonista. Entre o ensaio histórico e a biografia novelista, a narração utiliza o testemunho pessoal de Larry como fio condutor para explicar as origens e causas do conflito do Sahara Ocidental, bem como a realidade que o povo saharaui está a atravessar no longo e ainda inacabado processo de descolonização do território.

Larry Casenave conta-nos como chegou ao Sahara Ocidental quando o território era uma província espanhola. Como foi para o território para cumprir o seu serviço militar e como, após um terrível incidente militar, teve de optar pela dignidade de defender os direitos humanos contra as injustas e cruéis ordens dos comandantes militares de uma ditadura ultrapassada.

Desertou do exército espanhol para lutar com a Frente Polisario contra o ocupante marroquino.

O autor, Lluís Rodríguez Capdevila (Barcelona, 1974) é licenciado em comunicação, com uma pós-graduação em Comunicação de Conflitos e Paz na Universidade Autónoma de Barcelona da Universitat Autóoma de Barcelona (UAB). 

Sem comentários:

Enviar um comentário