Brahim Ghali |
O Presidente da República Saharaui e secretário-geral da Frente POLISARIO, Brahim Ghali, afirmou que a experiência militar saharaui demonstrou que o Exército Popular de Libertação Saharaui (ELS) tem a capacidade de ultrapassar a superioridade militar marroquina no campo de batalha.
Ghali, em entrevista à revista norte-americana de política internacional e questões globais, "Foreign Policy", afirmou que as forças saharauis sempre demonstraram capacidade de combate e conhecimento da arte da guerra, superando a superioridade militar marroquina.
Falando sobre a guerra, o presidente saharaui sublinhou que a vitória é apenas uma questão de tempo, e que as sucessivas gerações levarão a tocha da causa e a sua defesa cresce em cada saharaui.
Foto Pesha Magid e Andrea Prada Bianchi - FOREIGN POLICY |
Quanto ao reconhecimento de Trump da alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental, o líder saharaui disse que os Estados Unidos estão numa posição embaraçosa, porque se recuarem publicamente da posição de Trump, entrarão numa crise com Marrocos, e se não recuarem, estarão em total contradição com os estatutos da ONU, afirmando que a sua posição não serve a paz de forma alguma, mas leva a mais tensão, porque encoraja o regime marroquino a continuar a vetar e a rejeitar qualquer solução pacífica e justa".
A revista norte-americana abordou as relações israelo-marroquinas, os escândalos de espionagem marroquina, a realidade do muro de separação e a situação dos refugiados saharauis.
Sem comentários:
Enviar um comentário