sábado, 20 de janeiro de 2024

Aminetu Haidar obtém (também) autorização de residência em Espanha

 


O governo altera a sua decisão e concede à ativista saharaui dos direitos humanos uma autorização de residência por circunstâncias especiais.

Esta retificação vem juntar-se à que foi notificada a Haidar esta manhã, concedendo-lhe uma autorização de regresso a Espanha, que também havia sido recusada.

Aminetu decidiu deslocar-se aos territórios ocupados do Sahara Ocidental devido à extrema gravidade da situação do seu tio, que faleceu ontem.

Alfonso Lafarga - Contramutis | 19-01-2024

A ativista saharaui dos direitos humanos Aminetu Haidar obteve uma autorização de residência em Espanha, que lhe foi recusada em dezembro pela delegação governamental em Madrid.

A renovação anual da autorização, que possui há 16 anos, foi pedida em janeiro de 2022 em Jaén, antes de transferir a sua residência para Madrid, onde recebe regularmente assistência médica. Como se encontra na capital espanhola, a decisão sobre a autorização de residência foi tomada pela Delegação do Governo e a sua recusa foi contestada em tribunal.

Agora, o governo decidiu conceder a residência em Espanha com efeitos retroactivos a 30 de janeiro de 2022, quando a renovação foi solicitada na cidade andaluza, até abril deste ano. Nesta ocasião, é especificado que a residência é para circunstâncias especiais e que pode ser renovada, disse a advogada de Aminetu, Fatma El Galia, ao Contramutis.

A alteração da decisão do governo foi comunicada esta tarde a Aminetu, que se encontra em Las Palmas de Gran Canaria para se deslocar a El Aaiún, capital do Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário