O enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, visitará o lado saharaui na quinta-feira, 3 de outubro de 2024, segundo um comunicado emitido pela representação da Frente Polisario nas Nações Unidas.
O emissário da ONU deverá realizar reuniões e encontros com as autoridades saharauis para discutir formas de relançar o processo de paz patrocinado pela ONU no Sahara Ocidental, numa tentativa de avançar para uma resolução de um conflito que está enraizado há décadas devido à obstrução e intransigência do Estado ocupante marroquino e à sua contínua violação do cessar-fogo.
Marrocos, com o apoio e a aquiescência da França, continua a atuar impunemente e a prosseguir as suas práticas coloniais e as suas tentativas de impor pela força uma política de facto consumado no Sahara Ocidental ocupado. Impôs numerosos obstáculos ao processo de paz. Continua a obstruir a legalidade internacional e a frustrar os esforços da UA e da ONU ao longo de todos estes anos na procura de uma solução que permita ao povo saharaui exercer o seu direito à independência e pôr fim a um conflito de longa data que não beneficia a região.
A este respeito, a Frente POLISARIO já tinha reiterado em várias ocasiões que o Plano de Resolução ONU-UA de 1991, aceite por ambas as partes no conflito, a Frente POLISARIO e Marrocos, e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU, é a única solução prática, realista e consensual para resolver o conflito do Sahara Ocidental.
A Frente POLISARIO reafirma com veemência que não participará em nenhum processo de paz que não respeite a vontade do povo saharaui e que não respeite a natureza jurídica da questão do Sahara Ocidental.
Sem comentários:
Enviar um comentário