domingo, 7 de agosto de 2011

Governo saharaui "preocupado" com a aquisição por parte de Marrocos de aviões F-16


O governo saharaui manifestou sexta-feira passada as suas «profundas preocupações quanto à via perigosa» adoptada por Rabat ao concluir a aquisição de um primeiro lote de aviões de combate F-16. O contrato de aquisição dos aviões de combate foi concluído em 2008 entre Marrocos e os EUA e prevê a entrega de 24 aviões F16, assim como diversos sistemas e armamentos, num custo total estimado em mais de 2,5 mil milhões de dólares (1.748 mil milhões de Euros).

«A aquisição por Marrocos de um novo lote de aviões norte-americanos do tipo F-16 preocupa ao mais alto nível o nosso governo. Constitui um encorajamento ao governo marroquino de prosseguir na sua política de teimosia colonial, assente na ocupação do Sahara Ocidental pela força militar e desprezando a Carta e as resoluções da ONU desde 31 Outubro de 1975», afirma o governo saharaui em comunicado.

«Este género de contratos, que este regime contrai com o dinheiro do povo marroquino, — sublinha o comunicado — não contribui para o desenvolvimento esperado de Marrocos, antes constitui uma oportunidade para o regime reforçar a mão de ferro contra a vontade do povo marroquino, não responde às necessidades da região em geral, que aspira à construção de uma unidade magrebina assente em bases de paz e de respeito partilhado».
O comunicado sublinha ainda que «a dotação a Marrocos de um primeiro lote de aviões F16 por parte dos EUA vai reforçar um arsenal de guerra que o regime aluita tanto tem utilizado na sua ocupação criminosa contra o povo saharaui».

Um primeiro lote de aviões militares norte-americanos F-16, construídos pela Lockheed Martin, foi entregue na passada quinta-feira às Forças Reais do Ar, em cerimónia organizada na 6ª Base aérea das FRA (6ª BAFRA) em Benguerir. A aquisição por Marrocos destes aviões de caça insere-se no quadro de uma «estratégia que visa o reequipamento e a modernização das FAR», justificou o general Ahmed Boutaleb, inspector das Forças Reais do Ar marroquinas. 

Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário