sábado, 2 de fevereiro de 2013

Imprensa espanhola fala da farsa marroquina de apresentar 24 presos políticos saharauis ante o Tribunal Militar de Rabat


Radio Televisión Española RTVE
La Tarde 24 Horas 1/2/2013
Aminatu Haidar, sobre o processo dos 24 saharauis "Trata-se de um julgamento militar que não oferece garantias"
A ativista saharaui dos direitos humanos comentou ontem, sexta-feira, o julgamento em Rabat dos 24 militantes saharauis detidos desde o desmantelamento do acampamento de protesto montado nas redondezas de El Aaiún, em novembro de 2010.


El País.com
Ignacio Cembrero 1/2/2013
O tribunal militar de Rabat iniciou hoje o julgamento de 24 militantes saharauis detidos há mais de dois anos na sequência do desmantelamento, pelas forças de segurança marroquinas, do acampamento de protesto de Gdim Izik erigido nas cercanias de El Aaiún.




El Mundo.es
1/02/2013 Erena Calvo
Adiam o julgamento dos 23 saharauis do acampamento de protesto saharaui
Uma vez mais, adiado. Depois de dois anos e três meses na prisão à espera de serem julgados, teve hoje início o julgamento judicial — por via militar — dos 23 saharauis que foram detidos antes, durante e depois do desmantelamento do acampamento de protesto saharaui de Gdeim Izik, que congregou em outubro de 2010 milhares de saharauis nas redondezas de El Aaiún, capital administrativa do Sahara Ocidental, quando reclamavam condições de vida digna no Sahara Ocidental.


El Diario Montanes
Rabat, 1 fev (EFE).- O julgamento contra os 24 saharauis implicados nos distúrbios de 2010 no acampamento de Gdaim Izik, nas cercanias de El Aaiún, e que se saldaram com 13 mortos, prosseguirá no dia 8 de fevereiro para que assim haja tempo de convocar as testemunhas.





Publico.es
1/2/2013
O Tribunal Militar de Rabat vai julgar os 24 saharauis implicados nos distúrbios de 2010 que se saldaram com 13 mortos após o brutal assalto e desmantelamento de Marrocos do acampamento Dignidade de Gdaim Izik, nas cercanias de El Aaiún.




Terra España
Manifestações de pessoas rivais tiveram lugar esta sexta-feira às portas do tribunal militar de Rabat, onde começou o processo contra 24 saharauis em 2010, depois do desmantelamento do acampamento Gdeim Izik [alguns marroquinos foram disfarçados com “draa” saharauis… não é a primeira vez que Marrocos utiliza este expediente…].

Agência EFE
Rabat, 1 fev (EFE).- O julgamento contra os 24 saharauis acusados de distúrbios em  2010 no acampamento de Gdaim Izik (nas redondezas de El Aaiún) e que se saldaram por 13 mortos começou hoje no Tribunal Militar de Rabat no meio de uma grande expectativa.

Revista Digital San Borondón
1/2/2013
Esta sexta-feira tem lugar, se não se der um novo adiamento, o julgamento militar por parte de Marrocos contra uma vintena de saharauis a quem acusa de serem os organizadores do acampamento da Dignidade ou de Gdeim Izik e de delito de conspiração.

Smara território ocupados
1 de fevereiro 2013
Fonte: Red Información Radio Maizirat
Redação e tradução Espacio Poemario Sahara Libre

Dezenas de cidadãos saharauis na cidade ocupada de Smara saíram às ruas em manifestações esta tarde de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, em apoio aos presos políticos saharauis do Acampamento da Dignidade Gdeim Izik que o regime de ocupação marroquino pretende apresentar ante os tribunais militares marroquinos.
Os manifestantes empunhavam fotos dos 24 presos e brandiam as suas pancartas e bandeiras saharauis  nas ruas da cidade gritando palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina e denunciando o julgamento militar contra os presos políticos de Gdeim Izik. Face às mobilizações as forças repressivas do regime mobilizaram-se para vasculhar a Cidade e perseguir los manifestantes saharauis em diferentes bairros da cidade sublevada desde há vários meses contra o regime marroquino e a sua política de opressão. Segundo a Radio Maizirat mobilizações como as de Samara estão a ocorrer noutras cidades saharauis, casos de El Aaiun, Bojador e Dajla (Villa Cisneros).

Fonte: Poemario por um Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário