segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sahara Ocidental: Apreendida quantidade considerável de cannabis proveniente de Marrocos


As forças de segurança saharauis apreenderam uma grande quantidade de cannabis, vários telemóveis, equipamentos GPRS  e viaturas todo-o-terreno, em operações separadas ao longo do muro militar marroquino que divide o território do  Sahara Ocidental.

A Direção Nacional da Polícia da RASD afirma em comunicado de imprensa que as patrulhas de segurança saharauis conseguiram deter três grupos de narcotraficantes que transportavam drogas desde Marrocos para o norte do Mali através dos territórios libertados saharauis.

A Polícia da RASD conseguiu apreender 300 quilos de cannabis, além de vários telemóveis e 5 veículos de tração às quatro rodas nos territórios libertados do Sahara Ocidental, durante a sua tentativa de atravessar o muro militar marroquino a caminho do norte do Mali."

O comunicado acrescenta que os grupos detidos estão à " disposição das autoridades judiciais.”

Marrocos é o principal centro de contrabando de drogas mundial, tendo-se convertido numa das principais fontes de produção de cannabis e haxixe.

O Órgão Internacional de Controlo de Estupefacientes afirma que mais de 82% do total das drogas apreendidas pelas autoridades aduaneiras em todo o mundo provêm de Marrocos, segundo a Organização Mundial de Fronteiras.


O relatório condena as facilidades proporcionadas pela segurança marroquina relativamente ao tráfico de drogas, facto qualificado pela Secretaria de Estado dos EUA como perigoso. 

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário