segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Centro Robert F Kennedy denuncia as Violações dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental



O Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos exprime a sua indignação pela contínua violação dos Direitos Humanos dos saharauis por parte do governo marroquino. O Centro R. F. Kennedy afirma que a comunidade internacional tem a responsabilidade de proteger os saharauis contra estas “violações sistemáticas”.

“O Governo marroquino continua a violar os Direitos à vida, à integridade pessoal, à liberdade de expressão e de reunião e ao direito dos saharauis terem um julgamento justo”, afirma a ONG norte-americana no relatório divulgado na passada sexta-feira em Washington. “A situação requer não só uma presença permanente das Nações Unidas, mas um Mandato claro de respeito dos direitos Humanos para não permitir a continuação de tais violações e enviar uma mensagem clara a Marrocos de que a Comunidade Internacional não pode continuar a tolerar as violações”, afirmou o Diretor da Fundação RFK, Santiago Cantón.
Mulher saharaui

O relatório do Centro RFK refere que depois da renovação em abril do Mandato da MINURSO sem um instrumento de Vigilância dos Direitos Humanos, os atos de “Violações Sistemáticas” cometidos de maneira “implacável” pelas forças de segurança marroquinas contra a população saharaui prosseguiram “sem uma resposta eficaz” por parte da comunidade internacional.

Citando o Coletivo Saharaui de Direitos Humanos (CODESA), o diretor do Centro R F Kennedy afirmou: na atualidade existem 59 presos políticos, (entre os quais 17 defensores de direitos humanos) nos cárceres marroquinos.

Fonte: UNMS


Sem comentários:

Enviar um comentário