quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Açores: tem início Seminário de Fortalecimento de Medidas de Confiança no Sahara Ocidental


Açores, Portugal, 30 Out. 2013 – Quarenta e duas pessoas dos campos de refugiados saharauis de Tindouf (Argélia) e dos territórios ocupados do Sahara Ocidental começaram um seminário que se prolongará por uma semana, o último de uma série que visa aumentar a confiança e compreensão numa das situações de refugiados mais duradouros do mundo.

Os seminários são uma das várias componentes de um programa de construção de confiança do Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) que está em curso desde 2004. Representantes do Governo de Marrocos e da Frente Polisário acompanham os participantes.

O seminário terá como foco a importância da cultura Saharaui nómada, incluindo sua história e sua importância na literatura e na música.

"Os seminários, e as mais amplas medidas de construção de confiança, são elementos vitais do rumo humanitário do ACNUR para vincular uma população dividida pelo conflito. Eles complementam a vertente política paralela em curso pelas Nações Unidas no sentido de encontrar uma solução para esta situação", disse Athar Sultan-Khan, chefe de gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.



O Programa de Medidas de Confiança do ACNUR para a situação saharaui inclui seminários sobre cultura Saharaui, um programa de visitas de familiares e reuniões de coordenação em Genebra com as duas partes, Marrocos e Frente Polisário, e os dois países vizinhos, Argélia e Mauritânia. Destinam-se a permitir que as famílias saharauis, separadas por mais de 38 anos numa das mais arrastadas situações de refugiados do mundo, possam estar juntos, trocar informações e discutir vários aspetos da sua cultura. Cerca de 20 mil pessoas participaram em visitas familiares desde que o programa começou, e 160 pessoas participaram em quatro seminários apoiados pelo Governo Português.

Famílias saharauis foram separadas umas das outras há quase quatro décadas, devido à ausência de uma solução política que possa acabar com seu sofrimento e permitir que voltem aos seus lugares de origem. Os refugiados começaram a chegar à Argélia, em 1975, depois da Espanha se ter retirado do território do Sahara Ocidental e os combates terem começado.

Para mais informações:

Dan McNorton (Geneva) at mcnorton@unhcr.org or mobile ++ 41 79 217 3011.

Sem comentários:

Enviar um comentário