quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Frente Polisario continua a confiar na ONU - afirma Ahmed Bukhari


A Frente Polisario ''continuará a confiar'' nas Nações Unidas para por fim ao conflito do Sahara Ocidental, última colónia em África, afirmou ontem, 4.ª feira, o representante da Polisario junto da ONU, Ahmed Bukhari.

O representante saharaui fez estas declarações após a apresentação pelo enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, do seu relatório ao Conselho de Segurança sobre a sua recente visita à região.

Bukhari referiu que a ONU determinou as vias para a solução do conflito, desde logo, a realização de um referendo de autodeterminação no âmbito do plano da ONU para a solução do conflito do Sahara Ocidental, o que justificou a criação da Missão da ONU para a organização de um Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).

A ONU também defendeu as negociações para encontrar uma solução que garanta o direito à autodeterminação do povo saharaui - recordou.

O Representante da Frente Polisario junto da ONU sublinhou, no entanto, que estes esforços empreendidos pela ONU para por fim ao conflito sempre chocaram com a intransigência de Marrocos que ''dificulta os esforços e recomendações'' de vários países e organizações não-governamentais internacionais para introduzir o mecanismo de vigilância dos direitos humanos no mandato da MINURSO.

Para Bukhari, ''Marrocos é culpado e responsável pelo fracasso atual dos esforços da ONU''.

Neste sentido, expressou a esperança que a ONU possa cumprir o desafio que, como qualificou, ''põe em causa a sua credibilidade e prestígio internacional''.


Washington, 31/10/2013 - (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário