sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Presidente do Parlamento Saharaui acredita que o Sahara Ocidental será independente se o referendo se realizar

 

O presidente do Parlamento Saharaui, Jatri Aduh, está seguro de que a independência do Sahara Ocidental dependerá da população da zona e da realização de um referendo através do qual os saharauis possam posicionar-se em relação ao conflito histórico entre Marrocos e o Sahara Ocidental.

No entanto, não gosta da tensão que se está a gerar na região. “Esta tensão pode levar a um conflito armado, já que Marrocos está disposto a impedir que um referendo se realize, advertiu Jatri Aduh.

Os saharauis não esperam apenas o apoio da ONU para resolver as tensões com Marrocos – afirmou o dirigente saharaui - esperamos que Espanha se envolva mais no que se está a passar no território. “Deveria assumir-se, já que Espanha tem vínculos históricos com o Sahara”, afirmou.

Neste sentido, Jatri Aduh reiterou a necessidade de que Marrocos coopere para encontrar uma solução política que permita a independência e autodeterminação dos saharauis. “Exigimos que abandone a repressão contra a nossa população residente no Sul de Marrocos e que os saharauis saiam à rua a manifestar a sua vontade de liberdade”, sublinhou.


Fonte: Europa Press

Sem comentários:

Enviar um comentário