segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Frente Polisario: qualquer acordo que inclua as águas territoriais do Sahara Ocidental é uma violação flagrante do direito internacional


O Executivo do Secretariado Nacional da Frente Polisario assegurou hoje, segunda-feira, que qualquer acordo que afete as águas territoriais do Sahara Ocidental é uma violação flagrante ao direito internacional.

Em comunicado divulgado no final da reunião realizada sob a presidência do Secretário-Geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, o Executivo do SN da F. P. sublinha que a celebração de qualquer acordo que inclua as águas territoriais do Sahara Ocidental contribui para perpetuar a ocupação marroquina do território do Sahara Ocidental e o esbulho dos seus recursos naturais.

A declaração sublinha que a celebração de tal tipo de acordos só pode favorecer as políticas de expansão e ocupação levadas a cabo pelo Estado marroquino no Sahara Ocidental e para que continue a fazer caso omisso da legitimidade internacional e persista em cometer graves violações dos direitos humanos.


A Frente Polisario exigiu às Nações Unidas que assuma “toda a sua responsabilidade em relação ao Sahara Ocidental, e acelere o processo de descolonização para que o seu povo possa exercer o seu direito inalienável à autodeterminação e à independência, e proteger os cidadãos saharauis da opressão das forças de ocupação militar marroquina”.

Sem comentários:

Enviar um comentário