terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pierre Galant, presidente da EUCOCO : «Relatório de Charles Tannock sobre o Sahara Ocidental é muito claro»

 

O presidente da Coordenação de Comités e Associações Europeias de Apoio ao Povo do Sahara Ocidental (EUCOCO),  Pierre Galant, afirmou ontem que o relatório Charles Tannock, adotado recentemente pelo Parlamento Europeu (PE), é "muito claro" quanto à violação dos direitos do Homem nos territórios saharauis ocupados e a espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental.

Recordando as decisões adotadas pelo PE em relação à suspensão dos acordos no setor da pesca com Marrocos e às violações dos direitos dos Saharauis nos territórios ocupados, P. Galand afirmou-se "chocado" ao constatar que "a Espanha subscreveu um pré-acordo de pesca com Rabat". "É tanto mais chocante quando este pré-acordo surge no momento em que a opinião pública internacional acaba de conhecer a descoberta  de uma vala comum de vítimas saharauis e que Madrid estava ao corrente desse drama", sublinhou Galant.

O documento firmado por Madrid e Rabat relativo à pesca e que inclui as águas territoriais do Sahara Ocidental constitui, para Pierre Galant, "uma violação flagrante por parte de Madrid das regras internas da União Europeia (UE)". "Este pré-acordo é contrário à deontologia", afirmou. Trata-se "da violação da Constituição europeia por um Estado membro da UE, a Espanha".

O presidente da EUCOCO sublinhou ainda que a política levada a cabo por Madrid, ilustrada pela assinatura do pré-acordo, "torpedeia os esforços do enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara  Ocidental, Christopher Ross, para a resolução do conflito entre a Frente Polisario e Marrocos na base da legalidade Internacional".


Fonte: APS

Sem comentários:

Enviar um comentário