sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sahara: Onde está a sustentabilidade meio-ambiental?



A União Europeia assegura que o acordo que pretende firmar com Marrocos é sustentável do ponto de vista meio ambiental. As fotos deste artigo mostram a realidade de como gere Marrocos os recursos do território que ocupa.


As fotos obtidas pelo Western Sahara Resource Watch esta semana revelam que o barco marroquino Adrar, com bandeira do Belize, lançou toneladas de sardinhas pela borda fora. As fotos mostram como foram atiradas ao mar mais de 60 toneladas de pescado saharaui.


Segundo soube o WSRW, os proprietários do barco não estariam contentes com o tamanho das sardinhas, que não se ajustaria às necessidades da fábrica de conservas em Agadir (Marrocos). No momento em que atirou as 60 toneladas de sardinha ao mar, o barco encontrava-se a 24º Sul, em águas do Sahara Ocidental. Só este barco, este ano, atirou mais de 1.000 toneladas de peixe ao mar.   
        

 “É hora de que o saque dos recursos pesqueiros do Sahara Ocidental sejam dirimidos num tribunal internacional. Marrocos não tem direito a tratar estes recursos como se fossem seus”, declarou Sara Eyckmans, coordenadora do Western Sahara Resource Watch.


Nos últimos 2-3 anos, uma grande frota marroquina de barcos semelhantes ao Adrar esteve a operar no Sahara Ocidental, para além da frota russa. Agora, a UE também quer firmar um acordo com Marrocos para se aproveitar dos bancos de pesca saharauis. O relatório preparado pela Comissão de Pesca do Parlamento Europeu indica textualmente que o acordo se ajusta ao “solicitado pelo Parlamento Europeu, (…) do ponto de vista (…) da sustentabilidade social e meio ambiental“, sublinhando que o PE exigia que “as possibilidades de pesca deveriam responder a critérios estritos de sustentabilidade“, realçando que, “segundo todas as opiniões consultadas, a resposta marroquina foi excelente“.


Não é a primeira vez que o WSRW documenta este tipo de factos no Sahara Ocidental.

Fonte e fotos: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário