terça-feira, 1 de abril de 2014

Petrolífera Kosmos abre “base de operações” nos territórios ocupados do Sahara

Vista aérea de Bojador
A febre marroquina pelo ouro negro saharaui, não pára de aumentar. Segundo fontes de Upstream Online today, a petrolífera norte-americana Kosmos Energy abriu uma representação no Sáhara Ocidental para as suas operações em águas saharauis.

No passado dia 15 de março, enquanto a população saharaui se manifestava contra os planos de perfuração da Kosmos e Cairm nas águas do Sahara Ocidental ocupado, a empresa norte-americana marcava a sua presença na cidade.

Upstream Online today publicou que a Kosmos abriria uma base da cadeia de fornecimento em Bojador, como apoio às operações na plataforma marítima.

“Os intereses e desejos do povo saharaui deveriam ser tidos em conta seja através do referendo de autodeterminação ou consultando a Frente Polisario. Mas nem a Kosmos nem os seus aliados o fizeram”, afirmou à Upstream Kamal Fadel (membro da Frente Polisario) .


“Toda e qualquer prospeção e extração realizada pela Kosmos, Cairm ou Atwood servirá para manter a ocupação marroquina e servirá como pretexto para continuar normalizando a atividade comercial no território” afirmou Kamal Fadel.

Sem comentários:

Enviar um comentário