domingo, 18 de abril de 2021

Sahara Ocidental: pode um 'tweet' Trump levar a desbloquear o impasse?

 



Um interessante artigo assinado por Haizam Amirah-Fernández (Analista Sénior para o Mediterrâneo e Mundo Árabe no Elcano Royal Institute, Madrid) e Isabelle Werenfels (Senior Fellow in the Middle East and Africa Division na Stiftung Wissenschaft und Politik (SWP), Berlim).

Interessante não só pelas pistas de análise que as autoras discorrem no texto, mas também pelo facto de ser publicado pelo “Real Instituto Elcano de Estudios Internacionales y Estratégicos”, um grupo de reflexão sediado em Madrid, e muito ligado às élites no poder do Estado espanhol.

Criado a 26 de Novembro de 2001 como fundação privada, “é formado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia, Defesa e Educação, Cultura e Desporto, bem como pela companhia pública de caminhos-de-ferro RENFE, recebendo também o financiamento adicional de empresas como a PRISA, CASA, CEPSA, SEAT, Indra Sistemas, a SGAE; Telefónica e Zeltia. Como dizem os seus estatutos, foi criado com o objetivo de "promover na sociedade o conhecimento da realidade internacional e das relações externas de Espanha em todos os seus aspectos".

Traduzirá o artigo “as dores de barriga” por que passa a Política Exterior do Governo Presidido por Pedro Sanchez relativamente à antiga colónia espanhola, tristemente abandonada por "Su Madre Colonial"...?

Em todo o caso, um artigo a ler atentamente.AQUI : https://bityli.com/fWpLt

 

Sem comentários:

Enviar um comentário