quinta-feira, 17 de junho de 2021

Mohamed Salem Ould Salek à Deutsche Welle (DW): "Marrocos deve respeitar os seus compromissos”

 

Mohamed Ould Salek ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD


É isto que Mohamed Salem Ould Salek, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Frente Polisario, exige sobre o Sahara Ocidental. Esta é a última região do continente considerada como não-autónoma pela ONU.

 

Leia a entrevista em Francês e Oiça o áudio - 05:12

 

Marrocos e a Frente Polisario lutam pela soberania do território de 266.000 quilómetros quadrados que faz fronteira com a costa atlântica a norte da Mauritânia. E isto durante quase 50 anos. Um conflito que foi recentemente reavivado...

Para mostrar a Madrid a sua oposição a que o líder da Frente Polisario fosse tratado em Espanha contra o Covid-19, Marrocos deixou passar milhares de migrantes ilegais para Espanha.

Mohamed Salem Ould Salek, é Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Saharaui Democrática da Frente Polisario. Ele analisa estes últimos desenvolvimentos.

 

DW: Mohamed Salem Ould Salek, bom dia... Primeira pergunta, como está Brahim Ghali, o líder da Frente Polisario, que foi hospitalizado durante várias semanas em Espanha e regressou à Argélia no início de Junho?

Mohamed Salem Ould Salek: Ele está melhor, está a recuperar. A Covid-19 atacou muito forte, mas está a recuperar bem. Está a convalescer na Argélia.

 

DW: A sua partida para Espanha para tratamento causou uma crise diplomática entre Marrocos e Espanha, e a chegada de milhares de migrantes a Espanha. Em Novembro, falou de uma "ruptura" no cessar-fogo com Marrocos sobre o território do Sahara Ocidental. Milhares de refugiados continuam a viver em condições muito precárias no deserto perto de Tindouf, na Argélia. Não está na hora de voltar às negociações?

Mohamed Salem Ould Salek: Não recusamos negociações. Mas Marrocos bloqueou tudo. Negociámos, chegámos a um acordo. Mas a atitude de Marrocos é violar todas as decisões das organizações internacionais e, sobretudo, renegar os seus próprios compromissos... Marrocos tem de compreender que a comunidade internacional não pode acompanhar essa atitude a todo o momento. E o povo saharaui não pode sentar-se e assistir a uma atitude de intransigência e recusa que constitui a política sistemática de Marrocos.

 

DW: E a autonomia "sob controlo" apresentada por Marrocos, é para recusar? Não seria essa uma alternativa aceitável para todos após anos de guerra?

Mohamed Salem Ould Salek: É como se os franceses propusessem à Alemanha ser autónomos na Alemanha.

 

DW: Então isso é um não. Mas então qual seria a sua solução ideal hoje? Tudo está bloqueado...

Mohamed Salem Ould Salek: Propomos o que a União Europeia propõe. Marrocos deve respeitar as suas fronteiras. Marrocos deve respeitar as disposições do Acto Constitutivo da União Africana, que o proíbe de anexar à força os territórios de outros. Marrocos deve respeitar a Carta das Nações Unidas. Marrocos deve respeitar o compromisso que assinou connosco.

 

DW: Então é o referendo e nada mais?

Mohamed Salem Ould Salek: confirmo-o em nome da República Saharaui: o povo saharaui, a Frente Polisario, o governo da República saharaui aceitam ir ao referendo. Mas um referendo de autodeterminação para o povo do Sahara Ocidental e apenas para o povo do Sahara Ocidental. Quais são as opções oferecidas pelo referendo? Independência, integração e autonomia. Marrocos tem medo da votação. Teme os resultados das urnas de voto. Marrocos tem de parar. Se os saharauis querem ser marroquinos, nós aceitamos isso porque o aceitámos. Assinámo-lo. E essa é a missão das Nações Unidas. Aceitamo-lo. Desde o início, Marrocos tentou impor um referendo manipulado e falsificado, com um número de marroquinos que excede o número de eleitores saharauis. Isto é inaceitável. Marrocos subscreveu o facto de que se trata de um referendo baseado no censo espanhol de 1974.

 

DW: Anunciaram o fim do cessar-fogo em novembro passado. Distribuíram imagens de fogo de artilharia e rokets. Qual é a situação no terreno?

Mohamed Salem Ould Salek: Há guerra. A guerra começou, recomeçou e a culpa é de Marrocos.

 

DW: Você fala de guerra... Têm realmente os meios para travar uma guerra?

Mohamed Salem Ould Salek: Os meios humanos e militares... O essencial numa guerra é a vontade política e a vontade do ser humano. Os saharauis defendem-se no nosso país. Se alguém vier expulsá-lo de sua residência, saberá certamente como retomar a sua casa.

 

"Consideramos que chegou a altura de os EUA desempenharem um papel positivo..."


DW: A diplomacia americana da administração Biden acaba de confirmar que está em contacto convosco e com Marrocos. O que é que disse aos americanos?

Mohamed Salem Ould Salek: Dissemos aos americanos: "Chegou a hora". O Conselho de Segurança deve assumir as suas responsabilidades. O Conselho de Segurança, e em particular os Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha e Rússia, devem forçar Marrocos a respeitar os seus próprios compromissos.


DW: Mas Joe Biden não voltou atrás com a proclamação de Donald Trump sobre o reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Sahara... Acredita realmente que os EUA podem ajudar neste conflito?

Mohamed Salem Ould Salek: Não podemos dizer mais nesta fase, mas consideramos que chegou a altura de os EUA desempenharem um papel positivo. E que esta política de não nada ver, que o Conselho de Segurança tem seguido, mostra que é a política errada. Existe agora, em vez de paz, um regresso às hostilidades no terreno. E, na frente diplomática, as Nações Unidas estão a empatar.

 

DW: Se compreendemos correctamente Mohamed Salem Ould Salek, para resumir, vocês mantêm-se firmes na vossa posição, mas dizem estar abertos à discussão...

Mohamed Salem Ould Salek: É simples, estamos abertos à paz, como sempre estivemos. Assinámos um acordo. O Conselho de Segurança deve dizer-nos porque é que o acordo não está a ser implementado. Ele é o garante. Existe uma missão das Nações Unidas. O que está esta missão a fazer? Porque é que veio? Porque é que fica? Marrocos deve saber que a paz está ligada ao respeito pelas fronteiras herdadas da era colonial e ao respeito pelo direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência. As Nações Unidas devem dizer-nos hoje porque é que Marrocos está a ser autorizado a desrespeitar todos os seus próprios compromissos. E falam-nos de negociações. O que estamos a negociar? A posição de Marrocos é conhecida há 25 anos: desde que apresentou a sua famosa proposta de autonomia, tem vindo a dizer: "É tudo o que tenho". Temos de convencer Marrocos de que não é este o caso. É inaceitável. É uma forma de legitimar o facto consumado. Os saharauis, a República saharaui nunca o aceitarão.

Sem comentários:

Enviar um comentário