terça-feira, 26 de novembro de 2024

Portugal recebe 48.ª Conferência Internacional de Solidariedade com o Povo Saharaui


Lisboa, 26 nov 2024 (Lusa) – Lisboa acolhe sexta-feira e sábado a 48.ª Conferência da Coordenadora Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui (EUCOCO), reunião também de cariz sindical, em que estará o primeiro-ministro saharaui, Hamudi Sidinan Buchraya.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a EUCOCO adianta que estarão em Lisboa mais de duas centenas de ativistas, parlamentares e representantes sindicais “que se opõem à ocupação militar de Marrocos do território não-autónomo do Sahara Ocidental”.

Subordinada ao tema “Fim do Colonialismo, Referendo para a Independência!”, a conferência realiza-se em Lisboa pelo facto de Portugal, nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 e do início do processo de descolonização, ser o “palco ideal para acolher este evento anticolonialista”.

“Um dos grandes objetivos da conferência internacional é reafirmar, perante a comunidade internacional, a justiça e a urgência da realização do referendo de autodeterminação decidido [em 1991] pelas Nações Unidas – e que Marrocos adia há várias décadas - que permita ao povo saharaui decidir livremente sobre o seu futuro”, sustenta a organização.

Durante o evento, as organizações solidárias com a causa do Sahara Ocidental irão elaborar um plano de ação para 2025, tendo em conta a análise estratégica da situação prevalecente no território ocupado, na região e a nível internacional.

A 48.ª edição da EUCOCO, que decorrerá no Grande Auditório do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), visa ainda contribuir para o fortalecimento do movimento de solidariedade em Portugal, alargando-se a convidados de instituições e organizações portuguesas, de representantes diplomáticos acreditados em Portugal e a pessoas individuais interessadas.

No contexto da reunião estão programadas duas outras iniciativas, sendo uma delas a Conferência Interparlamentar sobre o Sahara Ocidental 2024, que se realizará na tarde de quinta-feira, no mesmo local, reunirá parlamentares de vários países e em que o foco temático será os Direitos Humanos no território não-autónomo do Saara Ocidental.

Na manhã de sexta-feira, realiza-se um Encontro de Solidariedade Sindical 2024 para debater “a situação dos trabalhadores e das trabalhadoras saharauis no território ocupado e nos acampamentos de refugiados, a proteção dos recursos naturais do Sahara Ocidental, contra a exploração ilegal destes recursos por parte do poder ocupante marroquino (tendo em conta as recentes sentenças do Tribunal de Justiça da União Europeia)”.

O encontro é organizado pela EUCOCO, pela central sindical saharaui – a União Geral dos Trabalhadores de Saguia El Hamra e Rio de Oro (UGTSARIO) -, pela representação da Frente POLISARIO em Portugal e pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), contando com o apoio da União Geral de Trabalhadores (UGT).

Sem comentários:

Enviar um comentário