terça-feira, 7 de junho de 2011

7.ª reunião informal Frente Polisario e Marrocos tem início em Nova Iorque



A 7.ª reunião informal entre a Frente Polisario e Marrocos sobre a questão do Sahara Ocidental, sob a égide da ONU, teve início esta segunda-feira em Manhasset (Nova Iorque) e deverá prolongar-se por dois dias.

Este novo encontro tem lugar à porta fechada na residência de Greentree Estate (Manhasset), propriedade da riquíssima família norte-americana Whitney e posta à disposição das Nações Unidas para este tipo de encontros
.
Três meses após a anterior reunião informal que se realizou em La Valette (Malta), este novo encontro decorre sob os auspícios do enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, na presença das duas partes e de representantes dos dois países observadores, Argélia e Mauritânia.

A delegação saharaui, liderada pelo presidente do Conselho nacional da República Árabe Saharaui Democrática (Parlamento), Khatri Addouh, compreende igualmente o coordenador saharaui com a Missão das Nações Unidas para a organização do referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), M'hamed Khaddad, e o representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Boukhari.

É o primeiro encontro que se realiza após o relatório sobre o Sahara Ocidental do SG da ONU, Ban Ki-moon, ter sido tornado público em Abril, e a aprovação da resolução 1979 do Conselho de Segurança que se lhe seguiu e que renovou o mandato da MINURSO até Abril de 2012.

No seu último relatório, Ban ki-Moon referia que após quatro anos e uma série de 10 reuniões entre as partes, o processo de negociação ''continua num impasse''.

No seguimento da apresentação do referido relatório, o Conselho de Segurança adoptou por unanimidade uma resolução em que reafirma o seu empenhamento em ''ajudar as duas partes do conflito a encontrar uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental''.

Considerando que ''a manutenção do statu quo não é aceitável a longo prazo, o Conselho de Segurança convidou as duas partes ''a fazer prova de uma maior vontade política com vista a uma solução, discutindo de forma mais aprofundada as suas respectivas propostas''.

O que significa que Marrocos deve discutir a proposta da Frente Polisario que assenta na necessidade de um referendo sobre a autodeterminação que inclui as três opções já aceites pelas duas partes no plano de resolução de 1991 e nos Acordos de Houston de 1997 e aprovadas pelo Conselho de Segurança: independência, integração ou autonomia.

Ora, segundo, M. Boukhari representante da Polisario na ONU, Marrocos nunca fez prova de vontade de discutir com seriedade esta proposta saharaui e apenas a comentou para a rejeitar “sem a considerar tão válida quanto a sua".

A Frente Polisario "subscreve este pedido do Conselho de Segurança, e espera de Marrocos tenha uma atitude mais construtiva, longe da posição de intransigência e de desafio à legalidade internacional" que tem manifestado até aqui, acrescentou.

A Frente Polisario e Marrocos mantiveram em Junho de 2007 negociações directas, sob a égide da ONU, com quatro encontros que tiveram lugar em Manhasset (EUA), e sete reuniões informais em Vina (Áustria), La Valette (Malta) e Manhasset. 
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário