quarta-feira, 8 de junho de 2011

Polisario e Marrocos não conseguem avanços e voltam à mesa de negociações em Julho


Personalidades saharauis, defensoras da autodeterminação e independência do Sahara Ocidental e próximas das posições marroquinas, poderão vir a reunir-se no próximo mês de Setembro na Região Autónoma da Madeira.

A Frente Polisario e Marrocos decidiram voltar à mesa de negociações informais durante a segunda quinzena do próximo mês de Julho, informou ontem, terça-feira, o enviado pessoal do Secretário-geral da ONU para o conflito do Sahara Ocidental, Christopher Ross.

No termo da 7.ª reunião informal e "ao finalizar as discussões de dois dias, cada parte manteve a sua rejeição às iniciativas da outra como base única para futuras negociações", refere o comunicado de Christopher Ross.

O documento expressa que "tal como nos encontros anteriores, as conversações mantidas na localidade nova-iorquina de Greentree decorreram numa atmosfera de compromisso sério, franqueza e respeito mútuo".

O comunicado assinala que "os novos elementos" incluídos no último Relatório do SG e na Resolução do CS concentraram boa parte das conversações. Um desses pontos sublinha a necessidade de obter a aprovação da população do Sahara Ocidental para executar qualquer acordo, o qual requererá um referendo que permita o livre exercício do direito à autodeterminação.

Nesta última ronda, as partes discutiram também o tema dos recursos naturais e os trabalhos de desminagem no Sahara Ocidental, pontos já analisados na anterior sessão realizada em Março passado em Malta.

Nesta ronda de conversações, e tal como em todas as anteriores, assistiram como observadores Argélia e Mauritânia, na sua qualidade de países vizinhos.

Ross refere que as partes e os Estados vizinhos "reiteraram o seu apoio" a uma aplicação "adequada" do plano de acção de 2004, para facilitar as visitas por estrada das famílias saharauis separadas desde 1975, entre os territórios ocupados e os acampamentos de refugiados saharauis, e o encontro organizado pelo Alto Comissariado dos Refugiados na Madeira para o mês de Setembro.

A ONU tem o compromisso de realizar um referendo no território não autónomo do Sahara Ocidental e, para esse efeito, desde 1991 criou uma missão de paz (Minurso) para esse objectivo.

O Sahara Ocidental está incluído na lista oficial de 16 territórios não autónomos reconhecidos como tais pelo Comité de Descolonização da ONU. 

Sem comentários:

Enviar um comentário