sexta-feira, 29 de março de 2013

Sahara : Marrocos treme face à determinação da ONU





O comunicado do chamado Grupo de Amigos do Sahara Ocidental (EUA, França, Reino Unido, Rússia, Espanha) é significativo e sem precedentes. A ONU pretende uma resolução para o conflito do Sahara Ocidental que remonta há quase 40 anos.

Os membros citados do Conselho de Segurança exigem às partes que demonstrem "flexibilidade nas negociações com a equipa do Enviado Pessoal e entre elas, na esperança de sair do impasse atual em que se encontram e encontrar soluções políticas satisfatórias". Claramente um aviso enviado para Marrocos, cuja imprensa havia tomado novamente por alvo o diplomata dos EUA.

O comunicado data de 15 de março de 2013, mas foi publicado no website da Embaixada dos EUA das Nações Unidas a 19 de março. Um atraso de quatro dias, o que deixa espaço para perguntas. Foi por causa da decisão do Rei de Marrocos de se esquivar ao Enviado da ONU? Foi por descuido? Esperavam o acordo da França ao comunicado?

Em qualquer caso, o que está claro é que o Conselho de Segurança quis recordar o seu apoio ao mediador da ONU que voltou a sofrer a ira do governo marroquino.

O homem de ferro está de volta com seu habitual sorriso. As autoridades marroquinas têm aparecido como anões face ao tamanho de um homem determinado a implementar as resoluções da ONU sobre o Sahara Ocidental, e em primeiro lugar o direito inalienável do povo de decidir ao seu destino.

Aborrecidos por uma derrota profunda, tentam através dos seus agentes localizados em jornais como o Al-Quds e Elaph fazer passar a mensagem que o diplomata americano traz uma proposta baseada numa confederação. Como prova, apresentam a sua recente visita à Suíça. Como se o Sr. Ross precisasse de ir a Genebra para ter uma ideia do que é um Estado federal à imagem da sua terra natal, os Estados Unidos. Rumor rapidamente negado pelo enviado da ONU.

Por este rumor, Marrocos reconhece implicitamente que a sua proposta de autonomia está enterrada para sempre e propõe, com uma oferta, uma solução "mais generosa ainda". Rabat está pronta a fazer qualquer coisa para ganhar o reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o território do Sahara Ocidental. Mas a comunidade internacional está comprometida com seus princípios e com a paz na região. Razão pela qual Ross continua repetindo que o conflito do Sahara Ocidental é uma ameaça para toda a região. E isso é de facto verdade, enquanto a vontade dos saharauis não for respeitada.


1 comentário:

  1. Aqui do Brasil e acompanhando o desenrolar dessa situação difícil, mas esperançoso por uma solução de Paz e liberdade para a RASD! abraços!

    ResponderEliminar