sexta-feira, 12 de julho de 2013

União Europeia e Marrocos renegoceiam acordo de pesca


A União Europeia e Marrocos realizam no próximo dia 18 de julho em Rabat uma nova ronda de negociações tendo em vista a renovação do protocolo do acordo pesqueiro entre as duas partes.

O local e a data para a próxima ronda foi finalmente confirmada por Bruxelas depois dos negociadores de ambas as partes terem concluído em fevereiro a quinta ronda de trabalho sem que tivessem chegado a qualquer compromisso e sem que tenha ficado marcada nova data de negociações.

A Comissão Europeia informou os ministros da Pesca da UE, num Conselho o em abril, que os aspetos técnicos e a contrapartida financeira oferecidos a Marrocos por pescar nas suas águas estavam praticamente resolvidos. Porém, faltava ainda concretizar a resposta marroquina para solucionar os problemas de tipo “político” que têm que ver com os benefícios para as populações e os temas relacionados com os direitos humanos, segundo reconheceu o ministro espanhol da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete.

A posição da comissária europeia da Pesca, Maria Damanaki, é que Marrocos não oferecia garantias suficientes sobre o respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Europa insiste que os fundos facilitados pela pesca deveriam beneficiar também o Sahara Ocidental.

Os pescadores espanhóis afetados, mais de 70 embarcações, sobretudo canárias e andaluzas, receberam ajudas para compensar a paragem na faina desde dezembro de 2012, mas as normas da UE não permitem novas prorrogações.


Fonte: diariodesevilla.es

Sem comentários:

Enviar um comentário