sábado, 16 de março de 2013

Christopher Ross inicia novo périplo à região na próxima semana



O Enviado Pessoal do Secretário-General da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, iniciará na próxima semana um novo périplo pela região, durante o qual visitará de novo o território saharaui, para preparar o reatamento das conversações diretas, foi anunciado ontem em Nova Iorque.

“O atual conflito no Mali e os elevados riscos de instabilidade e insegurança no Sahel e não só levam a que uma solução para o conflito do Sahara Ocidental seja mais urgente que nunca”, afirmou o porta-voz adjunto da Nações Unidas, Eduardo del Buey, ao anunciar a viagem de Ross.

A viagem do diplomata norte-americano estender-se-á de 20 de março a 3 de abril, e incluirá conversações com responsáveis de Marrocos e da Frente Polisario, uma estada no território saharaui e consultas com os países vizinhos, Argélia e Mauritânia, segundo afirmou Del Buey em conferência de imprensa.

Explicou que o objetivo da viagem do diplomata estadunidense é preparar a próxima fase do processo negociador e um possível reatamento das conversações diretas, a fim de alcançar “uma solução política mutuamente aceitável, que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental”.

Entre finais de janeiro e princípios de fevereiro, Ross realizou uma viagem pelos EUA e vários países europeus (entre eles Espanha e França) em busca de apoio internacional para a próxima ronda de conversações sobre a antiga colónia espanhola, e o seu último périplo pelo região teve lugar em outubro do ano passado.

Fonte: lainformacion.com

Sem comentários:

Enviar um comentário