domingo, 29 de maio de 2022

Espanha: O Congresso rejeita pela terceira vez a decisão de Sánchez e exige o respeito pela legalidade internacional no Sahara Ocidental

 

Pedro Sanchez


ECS – 29-05-2022 - O Congresso dos Deputados espanhol adoptou na quinta-feira uma resolução reafirmando a necessidade de completar o processo de descolonização do Sahara Ocidental, em plena conformidade com o direito internacional e as resoluções das Nações Unidas, declara o comunicado.

Pela terceira vez em menos de dois meses, o Congresso expressou a sua rejeição à decisão do Presidente do Governo, Pedro Sánchez, de apoiar o chamado plano de "autonomia" de Marrocos para o Sahara Ocidental. Assim, o Congresso recordou que se mantém fiel à linha histórica espanhola, insistindo em concluir o processo de descolonização do Sahara Ocidental no quadro das resoluções da ONU, sublinha a declaração.


A 7 de Abril, os legisladores espanhóis rejeitaram a mudança de posição de Madrid a favor de Marrocos, e acusaram o chefe de governo de abandonar uma posição histórica de neutralidade em relação ao conflito. Aprovaram uma proposta apresentada por três blocos parlamentares denunciando a mudança de posição "unilateral e ilegal" de Sánchez sobre o conflito do Sahara Ocidental. "Deve rectificar a sua posição e apoiar as resoluções da ONU para permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação”.

Durante intensos debates sobre o Sahara Ocidental, os grupos parlamentares denunciaram veementemente a posição defendida pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez, qualificando-a de "traição" ao povo saharaui, e exigiram que ele enviasse uma mensagem "clara" ao Rei de Marrocos de que "a única solução que a Espanha pode defender é a da legalidade internacional que apoia o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação".

A mudança de posição sobre o Sahara provocou uma tripla crise - com o parceiro da coligação, com os aliados no Congresso e com a Argélia - que foi sublinhada durante o debate de quinta-feira.

Ver comunicado de imprensa do Congresso AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário