terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Tribunal da União Europeia declara que o acordo pesqueiro com Marrocos não se aplica ao Sahara Ocidental






27 de Fevereiro – O Tribunal de Justiça da União Europeia declarou hoje que o acordo pesqueiro entre a UE e Marrocos, não é aplicável ao Sahara Ocidental nem às suas águas territoriais.

Os juízes europeus sentenciaram que "dado que o território do Sahara Ocidental não faz parte do território do Reino de Marrocos, as águas adjacentes ao território do Sahara Ocidental não estão incluídas na zona de pesca marroquina, objeto do acordo de pesca".

Esta decisão (da maior importância) foi resultado de vários anos de batalha judicial levada a cabo pela Frente Polisario para pôr fim à exploração ilegal realizada por Marrocos e a União Europeia que sempre assinou acordos com Marrocos sem o consentimento do povo saharaui.



O acordo de pesca entre a UE e Marrocos entrou em vigor em fevereiro de 2007 por um período de quatro anos e foi renovado duas vezes, o último em 2013 e durante esse período cerca de 120 navios comunitários de onze países da UE – entre eles a Espanha, que era o Estado-Membro mais beneficiado - , fainaram nas águas do Sahara.




Como contrapartida, a EU pagava a Rabat 30 milhões de euros por ano: 16 milhões pelo acesso às águas e 14 milhões como apoio ao setor pesqueiro marroquino.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário