sexta-feira, 2 de março de 2018

Lisboa: local de encontro de delegação de Marrocos com o Horst Köhler, Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental



O MNE de Marrocos com o Horst Köhler, Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental

Segundo noticia hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros de Marrocos em comunicado, uma delegação marroquina deslocar-se-à no dia 6 de Março a Lisboa para discussões bilaterais com Horst Köhler, enviado pessoal do SG das Nações Unidas”.

A delegação marroquina será conduzida por Nasser Bourita, ministro dos Negócios Estrangeiros e integrará ainda Omar Hilale, representante permanente de Marrocos junto da ONU, Sidi Hamdi Ould Errachid, presidente da Região Laâyoune-Sakia El Hamra; e, ainda, Ynja Khattat, presidente da região Dakhla-Oued-Edddahab.

Köhler convidara o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, o Secretário-Geral da Frente Polisário e representantes da Argélia e da Mauritânia, estes na qualidade de países vizinhos e parte interessada, para encontros separados em Berlim. Mas Marrocos, mais uma vez, obstaculizou o normal processo negocial e fez finca-pé em marcar o local e a data do encontro, ao mesmo tempo em que assenta a sua estratégia em fazer depender a sua participação da exigência da presença da Argélia à mesa das negociações. Trata-se de um linha de conduta antiga que remonta ao início do conflito. Marrocos sempre quis mascarar o tema como uma disputa bilateral e não como um genuíno processo de autodeterminação como a ONU sempre o considerou.

O MNE marroquino, Nasser Bourita, e o Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, o alemão Horst Köhler.

Sem comentários:

Enviar um comentário