segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Como o Marrocos tenta impedir o trabalho do enviado especial da ONU para o Sahara Ocidental

Horst Kohler, representante pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental



A apresentação feita por Horst Kohler, representante pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, perante o Conselho de Segurança da ONU após o seu recente périplo pela região, foi precedida nos bastidores por manobras marroquinas destinadas a antecipar a apresentação e limitá-lo a um simples facto.
Isto é revelado numa carta enviada pelo Representante Permanente de Marrocos junto da ONU aos quinze membros do Conselho de Segurança da ONU em 6 de agosto, dois dias antes da apresentação de Horst Kohler.
"O Conselho de Segurança realizará a 8 de agosto de 2018 a sua terceira consulta em seis meses sobre a questão do Sahara marroquino. A reunião foi solicitada pelo representante pessoal do Secretário Geral, Sr. Horst Kohler, o briefing será apenas um relatório objetivo da sua visita à região em junho passado ", escreveu Omar Hilale, acrescentando que "Marrocos teria preferido esta terceira apresentação do representante pessoal tivesse ocorrido numa fase posterior ".
A carta do representante permanente de Marrocos junto da ONU detalha as várias atividades realizadas pelo enviado especial da ONU na região, e apresenta uma abordagem, como seria expectável, favorável a Marrocos. O Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, em particular, destaca na sua carta que o Sr. Kohler "realizou livremente, nos lugares de sua escolha, reuniões com todos os interlocutores que queria conhecer".



No final de sua visita, o Enviado Pessoal expressou antes da sua partida de El Aaiún satisfação com sua primeira visita ao Sahara", diz Omar Hilale na referida carta, antes de recordar a resolução 2414 que apela aos outros "Estados vizinhos, particularmente a Argélia", a aportar importantes contribuições para o processo político e aumentar a sua participação no processo de negociação. "
"Finalmente, o Reino do Marrocos conta com a sua compreensão e o seu apoio para assegurar que estas consultas de 8 de agosto não conduzam a nenhum resultado", conclui a carta do Representante Permanente de Marrocos à ONU dirigida aos quinze membros do Conselho de segurança.
"Sem que tivesse podido atrasar este briefing solicitado por Kohler, Marrocos antecipou-se ao briefing dando a versão marroquina aos membros do Conselho de Segurança e pedindo que evitassem que ela fosse além da mera troca de impressões sobre a visita" referiu à TSA uma fonte familiarizada com o dossier saharaui.
"Marrocos pressiona Kohler para que não haja surpresa de facto consumados ou pressões por parte do enviado. Esta é uma forma de enquadrar o trabalho do enviado e traçar linhas vermelhas sobre os parâmetros da resolução do conflito, como o plano de autonomia ou o envolvimento da Argélia ", explica a mesma fonte.
Omar Hilale
"Ao contar com o apoio de alguns membros permanentes do Conselho de Segurança, incluindo a França em primeiro plano, Marrocos procura ganhar um certo adiamento em relação ao momento da quinta ronda de negociações. O prazo final de Kohler no final de setembro parece não ser mais relevante ", diz a nossa fonte.
"Temos também de salientar que o rei de Marrocos não quer mais ouvir falar de negociações com a Polisario. O aparato diplomático marroquino provavelmente inventará todos os pretextos possíveis para evitar retornar à mesa de negociações. Daí a insistência marroquina na participação da Argélia ", acrescenta.

Fonte: TSA (Argélia) Por: Sonia Lyes 12 de agosto de 2018



Sem comentários:

Enviar um comentário