domingo, 30 de janeiro de 2022

Reforço das capacidades de combate do exército saharaui, uma das prioridades para 2022

 


APS – 29-01-2021 - O primeiro-ministro saharaui, Bouchraya Hamoudi Bayoun, afirmou esta quinta-feira que o reforço das capacidades de combate do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) e o destacamento das capacidades disponíveis estão entre as prioridades do programa do governo para 2022.

As observações do dirigente saharaui foram feitas durante a revisão do programa do governo para o ano 2022, antes da sessão plenária da Assembleia Nacional Saharaui, presidida pelo Presidente da Assembleia Nacional, Hama Salama, na presença de membros de ambos os órgãos.

 

Segundo a agência noticiosa saharaui (SPS), o primeiro-ministro saharaui afirmou que "o programa do governo para este ano surge num contexto particular marcado pela intensificação do conflito com o ocupante marroquino e seus aliados em todas as frentes, incluindo a frente militar, caracterizado por uma escalada após o regresso à luta armada, na sequência da ruptura do cessar-fogo por Marrocos a 13 de novembro de 2020.

Esta situação, prosseguiu o dirigente saharaui, "exige uma sinergia de esforços nacionais e exige desafios em vários domínios de acção nacional para se adaptar à realidade da guerra e satisfazer as suas necessidades humanas e materiais com base nas principais prioridades.

O Primeiro-Ministro saharaui citou entre estas prioridades "o reforço das capacidades de combate do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) e a utilização das capacidades disponíveis para reforçar o moral dos combatentes e cuidar das suas famílias, para além de melhorar o desempenho dos serviços de segurança (...)".

Apelou também à "generalização da supervisão a todos os níveis e à garantia da continuidade dos programas e serviços sociais dedicados aos cidadãos, para além do reforço da frente externa que é uma das principais frentes na luta contra as conspirações do inimigo e dos seus aliados estrangeiros.

 

O programa do governo prevê também "reforçar a acção da luta pela independência, a diferentes níveis, renovar os métodos de resposta contra o ocupante marroquino, continuar a trabalhar para expandir a área geográfica da revolta pela independência e continuar a envolver a comunidade saharaui para ser um apoio político, moral e financeiro".

 

O primeiro-ministro saharaui salientou que estas prioridades serão incluídas no programa do governo para o ano 2022, juntamente com os vários mecanismos de acompanhamento, entre os quais se encontram os requisitos para a implementação dos vários programas.

Sem comentários:

Enviar um comentário