quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Presidente saharaui abraça cooperantes espanhóis




Abdelaziz dirige-se às centenas de saharauis que se juntaram à delegação de cooperantes e simpatizantes do Sahara acabados de chegar de Espanha

«Gracias, gracias, gracias». Por três vezes o presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, fez questão de agradecer a presença da delegação espanhola nos acampamentos de refugiados do sul de Argélia a pesar das advertências do Governo espanhol de um iminente sequestro.

Vários centenas de pessoas aplaudiram o momento em que o líder independentista, vestido de militar, se abraçou num palanque às duas dezenas de espanhóis amigos da causa saharaui.

A Frente Polisario insiste que as atuais medidas de seguranças são suficientes para fazer frente à ameaça, mas está consciente que as autoridades espanholas procuraram evitar a todo o custo que a viagem se viesse a realizar.

O presidente, como em outras ocasiões, aproveitou o seu discurso para apontar Marrocos como a principal causa dos males de que padece o seu povo. «A resistência continuará» frente ao «terrorismo marroquino», afirmou Abdelaziz ao auditório num salão a abarrotar da sede do Ministério da Cultura Saharaui, em Rabuni, capital administrativa da zona que controla o governo saharaui no sul da Argélia.

Rabuni, capital administrativa do Governo saharaui, acolhe desde as primeiras horas desta quarta-feira a delegação espanhola que veio demonstrar que o Governo espanhol criou um alarme excessivo e para dar o seu apoio aos saharauis e às medidas de segurança implantadas.

O grupo, que permanecerá na zona dos acampamentos de refugiados saharauis até à próxima sexta-feira, desloca-se acompanhado por uma escolta armada da Frente Polisario. Foi em Rabuni onde na noite do passado dia 22 de outubro foram sequestrados três cooperantes, os espanhóis Ainhoa Fernández e Enric Gonyalons e a italiana Rosella Urru.

Jornal ABC – Luis de Vega/ enviado especial a Rabuni (Argélia) 

1 comentário:

  1. Eu creio que este povo já possui a identidade necessária para ser uma nação, portanto os marroquinos estão errados na anexação. Pelas fotos vistas, onde mostram seus atos e atitudes são de desesperados, que estão no erro e insistem. Saiam de lá enquanto é tempo, para evitar dor e sofrimento de ambas as partes. Uma coisa sei, o povo da terra tem o direito de usar todos os tipos de armas para reconquista-la e quando começarem a usa-las, muitas familias irão chorar pela desgraça da guerra que vem da injustiça, da mentira, cobiça do Governo Marroquino e o preço será a morte de seu povo. Saiam daí, pois logo os portões do inferno serão abertos e para fecha-lo o tributo será alto.

    ResponderEliminar